Instituída por Deus, a páscoa marcou a noite em que Deus poupou da morte todos os primogênitos hebreus. A páscoa dá ênfase para lembrar o êxodo do Egito. A santa ceia enfatiza uma pessoa, em um lugar de um evento. Para o povo judeu, a páscoa marcou o início de um novo tempo, em que eles sacudiram o jugo da escravidão no Egito e proclamavam a redenção alcançada pelo sangue do cordeiro.
Para nós cristãos, aquele cordeiro que foi sacrificado na celebração da páscoa, apontava para Cristo, o nosso cordeiro pascal, que anos depois seria sacrificado na cruz do calvário para nos livrar da morte eterna.
Naquela noite, no Egito, um cordeiro foi sacrificado trazendo proteção para cada família do povo hebreu; naquele dia, na cruz do calvário, o filho de Deus, morreu para libertar o homem da escravidão do pecado e salvar a humanidade.
No evangelho de Lucas, está registrada as palavras de Jesus com relação a celebração da última páscoa. e disse-lhes; "desejei muito comer convosco esta última páscoa, antes que padeça, porque vos digo que não comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus” Após partir o pão e distribuir o cálice ele disse, “ fazei isso em memória de mim”.
Portanto não precisamos celebrar a páscoa com cordeiro assado, com pães asmos e ervas amargas, esses elementos fazem parte da cultura judaica. Devemos, sim, celebrar a ceia do Senhor como um memorial da morte do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e assim anunciamos a sua morte(sacrifício) até que venha.
A ceia do Senhor é um culto em que relembramos não a morte lamentável de Jesus, mas, uma morte que propicia vida, vida em abundância. Para todos os fiéis que aceitaram pela fé, o seu sacrifício vicário, único e perfeito na cruz do calvário.

Nenhum comentário :
Postar um comentário