segunda-feira, 30 de julho de 2012

Plano Safra amplia crédito para agricultores familiares de Pernambuco

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançou nesta sexta-feira, 27, em Pernambuco, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 para o estado. O plano orienta as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e conta com recursos dos governos federal e estadual para desenvolver a agricultura familiar pernambucana.

Pepe Vargas anunciou medidas do Plano Safra voltadas para Pernambuco, primeiro estado da região nordeste e terceiro do país a participar do lançamento desse conjunto de políticas públicas. No âmbito nacional, o plano prevê recursos da ordem de R$ 22,3 bilhões para a agricultura familiar na safra 2012/2013, que se inicia neste mês e se encerra em junho do próximo ano.

Pernambuco é a sétima unidade da Federação que mais receberá recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A coordenadora da Articulação do Semiárido (ASA) de Pernambuco e representante dos movimentos sociais no evento, Valéria Landim, ressaltou a importância das ações do Plano Safra 2012-2013 para os agricultores familiares do estado.

Compras governamentais
Outra novidade do Plano Safra anunciada pelo ministro Pepe Vargas foi a ampliação dos programas de compras governamentais, beneficiando agricultores familiares, que vão vender mais para o governo.

Agricultura familiar em Pernambuco
Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, do IBGE, Pernambuco possui 275.740 estabelecimentos da agricultura familiar, o que representa 90% dos estabelecimentos agrícolas do estado. O setor é responsável por nada menos que 97% da produção estadual de mandioca, 91% da produção de feijão, 90% do arroz em casca, 89% do milho em grão, 67% da soja, 81% da criação de suínos e 62% da criação de bovinos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário