domingo, 4 de março de 2012

Estudantes de escolas públicas participam do Saúde na Escola

imagem_77aea61298

As condições de saúde de 11 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras serão avaliadas por médicos, enfermeiros e dentistas, equipes do Programa Saúde da Família (PSF), a partir deste mês. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais estarão em 50 mil escolas de 2.500 mil municípios do país. Em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, alunos de mais de 80 escolas públicas, municipais e estaduais, bem como dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), participarão de atividades voltadas à educação em saúde durante todo o ano de 2012.
As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Governo Federal em 2010 e colocado em prática em Uberaba em 2011. De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Elaine Teles, o tema de abertura do Programa este ano será a prevenção da obesidade infantil. A expectativa do Governo Federal é envolver os pais no combate à obesidade infantil, problema que afeta um quinto das crianças brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde. “Pensamos em trabalhar a saúde como um todo, mas como o foco da atenção básica é a prevenção e a educação em saúde, vamos trabalhar esse foco. Em novembro de 2010, saiu a Portaria Ministerial nº 3.696, criando o PSE como uma diretriz do Ministério da Saúde. E definimos que em 2011 íamos começar. Foi um período de experiência, mesmo que houvesse parceria antiga entre o PSF e a Secretaria de Educação na área de odontologia”, esclarece Elaine.
Atualmente, o projeto envolve médicos, enfermeiros, agentes comunitários, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, entre outros profissionais. “No ano passado, trabalhamos muito a questão da educação em saúde, sendo que o primeiro tema foi a higiene corporal, ensinando os hábitos saudáveis de higiene, mostrando a importância de lavar as mãos e de cuidar do próprio corpo, que acabam refletindo na saúde como um todo”, frisa.
Como existem apenas 50 equipes de saúde da família em Uberaba, o PSF consegue cobrir somente 55% do município. Por isso, em 2011, quando o projeto Saúde na Escola foi colocado em prática, eram atendidas cerca de 50 escolas, cujo principal objetivo era primeiramente levantar as necessidades e demandas sociais da população infantil de cada região da cidade e depois trabalhar a educação da prevenção. Em 2012, o programa abrangerá 82 escolas. “O que sempre percebemos é que o brasileiro não tem cultura de prevenção. Ele só se lembra de procurar o médico quando está muito mal, com a saúde debilitada ou um caso crônico. E queremos, neste primeiro momento, mostrar às crianças o quanto é importante cuidar da saúde e não pensar só na doença, lembrando que existem ações que podemos fazer para cuidar da saúde enquanto ainda a temos. E a criança é um agente fiscalizador, porque o que ela aprende na escola leva para a casa e põe em prática, e ainda cobra da família a mesma atitude”, afirma a diretora de Atenção Básica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário