terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Maior cargueiro do mundo atraca pela primeira vez no Porto de Tubarão

Embarcação da Vale é capaz de carregar 400 mil toneladas de minério de ferro e faz parte da nova super-frota da companhia

 

Vale Rio de Janeiro em manobra para atracar pela primeira vez no porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Maior navio cargueiro do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro, o Vale Rio de Janeiro, da Vale, atracou pela primeira vez no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), nesta terça-feira. A operação é parte dos preparativos da companhia para receber regularmente no estado as maiores embarcações do tipo no mundo. 

Veja também: China proíbe meganavios em seus portos e prejudica Vale

De 2008 até agora, a companhia vinha estudando o comportamento dos super-navios nas manobras de atracação. Mas com simuladores e apoio técnico da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

A adaptação dos portos requer estudos de engenharia detalhados e muitas vezes investimentos adicionais em treinamento dos operadores, reforço dos berços de atracação e dragagem.

Até 2013, a companhia deverá ter a seu dispor 35 super-navios, entre próprios e de terceiros, encomendados a estaleiros na China e na Coreia do Sul. O Vale Rio de Janeiro é parte dessa nova geração de embarcações, classificadas como Valemax. Fabricado pelo estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, tem 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Nenhum comentário :

Postar um comentário