terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atriz 'campeã' dos vestibulares dá dicas para conciliar trabalho e estudo

Bianca Salgueiro, de 'Fina Estampa', passou na Uerj, UFF, PUC-Rio e UFRJ.
Ela deu ao G1 dicas para vestibulandos que não podem parar de trabalhar.

Bianca Salgueiro, na sala de aula da PUC-Rio, onde passou em engenharia química (Foto: Alexandre Durão/G1)

Bianca Salgueiro, na sala de aula da PUC-Rio, onde passou em engenharia química (Foto: Alexandre Durão/G1)

Nem todos os vestibulandos podem deixar o trabalho de lado para passar o ano inteiro no cursinho estudando para entrar na faculdade. Mas, como mostra Bianca Salgueiro, que interpreta a personagem Carolina na novela "Fina Estampa", é possível conciliar com sucesso os compromissos profissionais e as provas dos vestibulares. "Tem que se dedicar muito e ter muita disciplina", resumiu a jovem de 18 anos ao G1, aprovada em quatro grandes universidades do Rio: UFRJ, Uerj, UFF e PUC-Rio.

Bianca deu dicas para quem não pode deixar de trabalhar para estudar, mas quer aproveitar o ano letivo de 2012, que começou nesta semana, para tentar conseguir uma vaga nas universidades mais concorridas.

Apaixonada pela carreira de atriz, Bianca também nutre o seu lado "fera" nos estudos, principalmente nas disciplinas ligadas às ciências exatas. Por isso, ela decidiu dedicar o seu ano de 2011 para estudar o máximo possível para o vestibular. Mesmo gravando a novela, às vezes até as 22h, ela conseguiu notas que lhe renderam, além de uma bolsa de estudos de 70% na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a maior nota entre os candidatos de engenharia química do processo seletivo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dedicação
Segundo Bianca, só existe um segredo por trás de seus bons resultados: dedicação. Essa dica, a atriz e futura engenheira disse que ouviu de outro engenheiro famoso, o astronauta Marcos Pontes.

"No ano passado, meu colégio ofereceu uma palestra com o astronauta Marcos Pontes, e ele falou a mesma coisa. Ele tinha que trabalhar e ajudar em casa, mas mesmo assim estudava sempre que podia. Ele levava um livrinho dentro da bota, e no intervalo do trabalho pegava o livrinho e estudava", lembra Bianca, que acabou adotando a mesma estratégia nos estúdios da novela, apesar de poder levar suas apostilas dentro da bolsa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário