sábado, 4 de junho de 2022

I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis é destaque na SEMA 2022

Evento recebeu palestrantes de renome nacional e aconteceu no auditório da Reitoria da UFRN.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu, nesta sexta-feira (03), o I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, no auditório da Reitoria, da Universidade. O Workshop contou com a participação de autoridades e especialistas convidados no tema de Energias, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos, e teve mais de 300 pessoas inscritas.

Dando início ao evento, o Coral de Trombones, formado por alunos da Escola de Música da UFRN realizou uma apresentação para o público. A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; o pró-reitor de Extensão da UFRN, professor Graco Aurélio Câmara de Melo Viana; o presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente da FIERN, Roberto Serquiz; a presidente-executiva da ABEEólica, Élbia Gannoum; pelo diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos; pelo presidente da Comissão Ambiental da OAB/RN, Carlos Sérgio; assessora jurídica do Ministério Público, Lizilanne Lins, além do vice-presidente do CREA/RN, Roberto Wagner.

A primeira palestra aconteceu às 10h, sobre “Responsabilidade Socioambiental e o Setor de Energias Renováveis”, ministrada pelo diretor jurídico e administrativo do Conselho Diretor do ICLEI América do Sul, Alexandre Sion. Ao longo do dia, quatro painéis fizeram parte da programação.

O palestrante fez um panorama sobre o cenário do RN e outros estados do Nordeste brasileiro, como Bahia e Ceará, destaques na energia eólica. "Conciliar as necessidades humanas com um meio ambiente equilibrado é o maior desafio para a sociedade, mas lembremos que isto é possível de acontecer, pois temos instrumentos na legislação brasileira", destacou. A palestra teve foco nos aspectos legais e gerais da responsabilidade em matéria ambiental.

Logo após, a programação seguiu com o Painel 1, abordando Projetos de Educação Socioambiental do Setor de Energias Renováveis, no qual empresas que atuam no Rio Grande do Norte apresentaram ações e projetos desenvolvidos no Estado.

Mais de 10 empresas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos socioambientais, dentre eles: Projeto Responsabilidade Social EDP Renováveis Rural (EDP Renováveis); Transformando com Energia (Voltalia); Transformação Social (CPFL Renováveis); Programa de Capacitação Profissional Seridó (Elera Renováveis); Projeto Agricultura Familiar: tecnologia, capacitação e empreendedorismo no Semiárido do RN (Elera Renováveis); Plano de Reassentamento (Scatec); Projetos de Desenvolvimento Local no RN (AES Brasil); Projeto Restauração da Caatinga e Educaatinga (Neoenergia); Projeto Energia para Educação e Meio Ambiente (Engie); Segurança Hídrica e Outros Associados (Qair Brasil); Plantando o Futuro/Floresta Casa dos Ventos (Casa dos Ventos) e Projetos Socioambientais Parque Eólico Anemus (2W).

No período da tarde, o segundo painel do dia promoveu a Mesa Redonda: “Perspectivas, cenários e práticas socioambientais das energias renováveis no RN”, com a presença do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos, e a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum.



A presidente da ABEEólica comentou, ainda, que “nosso país precisa se colocar melhor quanto ao clima e a transição energética, rico em recursos naturais, sendo o terceiro país do mundo a investir em energia eólica. O importante é atrair e transformar os investimentos em benefícios sociais para o país. Precisamos multiplicar tudo o que temos feito, pois temos as ferramentas para isso”, disse.

Na oportunidade, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, falou sobre a modernização que o órgão vem passando nos últimos anos, a exemplo do Licenciamento de forma 100% eletrônica.

Para o diretor-presidente do CERNE-RN, Darlan Santos, o evento visa estimular o debate, o conhecimento às novas possibilidades, pensando em caminhos para divulgar as metodologias e a atuação do RN frente aos temas. Ele apresentou, ainda, no Painel 2 o Projeto "Ventos que acolhem, uma resposta socioambiental”, desenvolvido pelo CERNE com o objetivo melhorar a segurança no entorno de parques eólicos em todo o estado. O projeto conta com o apoio de 12 empresas do setor de energia. "Ressalto que estamos ofertando ao Estado um diagnóstico e ferramenta para aprimorar a gestão das áreas", explicou.

Para a professora do Departamento de Ecologia da UFRN, Gislene Ganade, a junção das esferas em um evento aberto e gratuito ao público, foi muito importante, principalmente, na ocasião da Semana do Meio Ambiente. "Achei muito interessante perceber a dimensão dos trabalhos que as empresas estão desenvolvendo em termos sociais e ambientais. A Universidade pode e deve contribuir com essas novas tecnologias. A UFRN é uma das principais universidades do Brasil na área ambiental, com grupos importantíssimos trabalhando com modelagem pesqueira, conservação, restauração, sabendo fazer muita coisa. Chegou a hora de juntar os esforços da Academia, dos órgãos ambientais e das empresas. Esse diálogo é excelente porque, no fundo, vemos que todos estão querendo chegar no mesmo lugar. Essa postura das empresas pensarem na sustentabilidade é importantíssima para trilhar o caminho do desenvolvimento", relatou a professora.

Em seguida, o Painel 3 abordou um dos temas ambientais mais urgentes e importantes na vida humana na atualidade. Uma explanação sobre “Alterações climáticas e transição energética” foi feita pelo professor da UFRN, Mário Gonzalez, e pela representante do Instituto Alziras, Marina Barros.

Como encerramento do evento, às 18h, o último painel abordou a importância de os Estados Subnacionais implantarem o Plano de Descarbonização, com o objetivo de reduzir os impactos das alterações climáticas, apresentado pela Gerente Técnica do ICLEI América do Sul, Leta Vieira. “O Governo do RN tem criado mecanismos para equilibrar a utilização dos recursos naturais com o desenvolvimento econômico, um dos objetivos da ONU na Agenda 2030. O que é bastante positivo e está em consonância com o que vem ocorrendo com outros estados subnacionais. Não podemos assistir de braços cruzados o desmembramento da política ambiental. Os estados estão agindo para assegurar a proteção ambiental”, finalizou a representante do ICLEI América do Sul.

Entre as ações desenvolvidas pelo Governo do RN para acompanhar os empreendimentos na área de energias renováveis estão a criação do Atlas, legislações específicas, projetos socioambientais, monitoramento e conservação de áreas protegidas e fiscalização.

Workshop

O I Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis é uma realização do Governo do Estado, por meio do Idema, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern); Associação Brasileira de Energias Eólica (ABEEólica), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Grupo G Trigueiro e Banco do Nordeste.

Nenhum comentário :

Postar um comentário