sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cajueiro de Pirangi completa 133 anos na próxima segunda-feira (20)


Planta cobre uma área de 9.000 metros quadrados na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, na Grande Natal.
Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi, faz aniversário na próxima segunda-feira (20). Para completar seus 133 anos, a gestão do local preparou uma programação alusiva à data, que contará com apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais. No dia do aniversário do Cajueiro a entrada é gratuita.

Iniciando as comemorações, já no domingo (19), será realizada uma missa em Ação de Graças, às 9h, na Capela São Sebastião, localizada próximo ao Cajueiro. No dia 20, a partir das 8h30, os visitantes já podem apreciar a música da Banda Som Caju, formada por colaboradores do Cajueiro; e uma exposição do artesanato local, como renda de bilro, bolsas de junco e juta, além de peças em cerâmica.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, esse é um momento especial em que devemos nos lembrar da importância que o Cajueiro de Pirangi tem para o povo potiguar. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, comentou o diretor.

A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN, tanto é que por ano, o Cajueiro recebe mais de 300 mil visitantes. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), ele possui um quadro funcional que ajuda a manter o Cajueiro. Em sua maioria, os colaboradores moram no entorno – Pirangi, Pium, Búzios e Cotovelo. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

A gestora do Cajueiro de Pirangi, Marígia Madje, convida a população para fazer parte desse dia aproveitando a programação de aniversário e conhecendo o que o local tem a oferecer. “O sentido da vida onde a conservação traz história, através da memória e das vivências. Celebraremos a data com muita cultura, música e Natureza, pois elas tocam os corações. Essa foi a forma que encontramos de parabenizar e agradecer ao Cajueiro por tantos benefícios que, diariamente, ele nos proporciona. O Cajueiro representa vida, esperança, história e respeito à Natureza. Venham celebrar conosco a data! A entrada será gratuita”, disse a gestora.

O Cajueiro

O cajueiro fica em Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.

Funcionamento

- O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30.

- A entrada, que custa R$8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. (na segunda-feira, dia 20/12, a entrada será gratuita).

- Crianças, de sete a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.

Confira a programação:

19/12

9h – Missa de Ação de Graças (Igreja São Sebastião).

20/12

08h30 – Apresentação artística local – Banda Som Caju;

8h às 16h - Exposição de artesanato local (renda de bilro, bolsa de junco e juta, peças em cerâmica);

9h30 – Apresentação artística local – Júlio César;

11h – Show de marionetes – Kiko Marionetes;

13h30 – Apresentação artista local – Pedro Hudson Sanfoneiro;

15h – Apresentação com artista local – Aline Ferreira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário