domingo, 24 de outubro de 2021

comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Moacir Galdino concede entrevista ao comunicador Ray Santos


No último dia 29 de outubro, o comunicador Ray Santos recebeu em seu programa, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Moacir Galdino. Na pauta a implantação já concretizada da 3ª Companhia de Polícia Militar em Lagoa Nova. A entrevista também teve a participação do Sargento Lusiano Pereira, comandante do destacamento de polícia do nosso município.



Segue abaixo um pouco da entrevista

Ray Santos - como se deu tudo isso, já era esperado já tinha uma projeção de que seria criado esse décimo terceiro Batalhão assim mais três companhias de policiamento como o senhor ficou a par de toda essa história?

Tenente Coronel Moacir Galdino -  É um sonho antigo de muito tempo, onde a gente vinha lutando, juntamente com a classe política de Parelhas, Currais Novos e Lagoa Nova, solicitando  a transformação da 3ª companhia de polícia em um batalhão. E quando assumi o comando da 3ª companhia pensei transforma-la em Batalhão, fiz o projeto que contemplava a cidade de Lagoa Nova por ser a terceira maior cidade da região do Seridó, mostrei o projeto ao prefeito do município, o mesmo demonstrou disponibilidade para procurar políticos para que esse sonho se tornasse realidade.

Ray Santos - Coronel como é que isso vai ser posto em prática,  e qual  a diferença  entre destacamento ,companhia e batalhão ?.

Tenente Coronel Moacir Galdino -  O destacamento é formada por uma fração de tropa comandada por um sargento, exemplo de Lagoa Nova, um pelotão é uma fração formado por uma fração comandada por um tenente, podendo ter até 30 policiais e uma companhia é a junção de três pelotões pode ter efetivo de no máximo 90 policiais e um batalhão é composto por três companhias, sendo comandada por um capitão.

Ray Santos - logicamente vai haver o aumento de efetivo, e  esses policiais que vão compor também o décimo terceiro Batalhão em Currais Novos, eles foram realocados de outras regiões e como se deu essa distribuição ?

Tenente Coronel Moacir Galdino - Vamos implementar dentro das possibilidades da polícia militar, começamos hoje com o nosso efetivo, temos que se adequar com o efetivo que existente só Lagoa Nova que será beneficiada não da forma que desejamos, mas dentro das possibilidades a gente vai se adequando-o implantando à medida que for tendo curso de formação, vamos recebendo efetivo iremos enviando uma quantidade para Lagoa Nova, porque Parelhas já tem 43 policiais, Currais Novos está bem equipada com policiais, faltando apenas a companhia de Lagoa Nova para complementar, em virtude da mesma possuir 16 policiais.

Ray Santos - Foi feita a reforma em uma sede no Bairro Clavinote, e o senhor tem ideia de quando será entregue quando será efetivado?

Tenente Coronel Moacir Galdino -  Conversei recentemente com o comandante gerestal e o secretário de segurança pública, me informaram que   estão aguardando a vinda do prefeito que está em Brasília, para marcar a inauguração e assumi as instalações da 3ª companhia de polícia de Lagoa Nova.

Ray Santos – E as cidades de Bodó e Cerro Corá, passa a ser subordinada à Lagoa Nova?

Tenente Coronel Moacir Galdino -  Essas cidades continuam com seus destacamentos comandados por seus sargentos, ficando subordinados a 3ª companhia e consequentemente ligados ao 13º batalhão de polícia militar sediado em Currais Novos. Fazem parte da jurisdição da 3ª companhia de polícia militar, as cidades de Bodó, Cerro Corá e a cidade de Tenente Laurentino Cruz, que antes pertencia a jurisdição da 3ª companhia do 6º batalhão que passou a integrar a 3ª companhia.

 Ray Santos – com a implantação da 3ª companhia de polícia em Lagoa Nova, as demandas e denúncias serão melhor atendidas?

Tenente Coronel Moacir Galdino -  com certeza, é um trabalho integrado, e a médio ou longo prazo tenho o projeto de implementar o policiamento de segundo esforço que pode ser uma força tática ou um  GTO, para fazer o patrulhamento rural, em vista  que a área rural de Lagoa Nova é muito extensa e com muitas rotas de fugas, uma tropa de segundo esforço vai fazer essa ronda que atualmente é feita pelos policiais do RN mais Seguro através de diária operacional e também pelo GTO de Currais Novos. E tendo o próprio GTO de Lagoa Nova ou uma tática, quem vai fazer esse policiamento da área que conhece vivencia o dia adia em virtude da interação com a população. 


Íntegra da entrevista no link


 


Nenhum comentário :

Postar um comentário