sexta-feira, 4 de junho de 2021

Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em Lagoa Nova é 3º lugar no Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental

 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa nesta quarta-feira (03) o resultado do I Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do RN. O Concurso tem por objetivo incentivar a sensibilização dos municípios potiguares premiando as melhores práticas na área ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Participaram do certame, experiências ou projetos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal; Organização da Sociedade Civil (Organização não Governamental – ONG), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, Associações, Sindicatos e também Parceria Público-Privada.

As inscrições foram realizadas no segundo semestre de 2020. De acordo com a supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios - Nagam, Hortência Carvalho, a previsão de divulgação do resultado era em janeiro. “Contudo, devido às eleições municipais e ao quadro sanitário da pandemia da Covid-19, precisamos de mais tempo para selecionar os aprovados. Os projetos foram analisados e avaliados por uma comissão julgadora e científica, formada por membros do corpo técnico do Idema com ampla experiência nas áreas temáticas do concurso. Entre as abordagens analisadas temos: educação ambiental, tecnologias sociais, mudanças climáticas, recursos hídricos, cidades sustentáveis, entre outras”, informou a gestora.

Ainda de acordo com a supervisora do Nagam, “difundir e dar visibilidade à realização de ações sustentáveis do RN é fundamental no trabalho de integrar a comunidade e sensibilizar os diversos setores para que adotem, ampliem e divulguem boas práticas ambientais. É dessa maneira que podemos fortalecer nossas estruturas de gestão, bem como nossa responsabilidade ambiental coletiva”, enfatizou Hortência Carvalho.

Os vencedores serão contemplados com o “Prêmio Idema de Sustentabilidade”, exclusivamente confeccionado pela equipe do Parque das Dunas com resto de podas das árvores existentes na Unidade de Conservação. Os projetos não classificados, mas considerados meritórios, receberão um certificado e troféu de menção honrosa. A solenidade de entrega tem data prevista para ocorrer no segundo semestre, no aniversário do Idema, em 16 de setembro. A confirmação dependerá do quadro epidemiológico do Estado.

Resultado

1° colocado:

Parque Natural Municipal José Mulato: Preservação da Mata Atlântica e Oportunidade de Desenvolvimento Local

O exemplo de como o Poder Público Municipal, em parceria com a comunidade local se organizaram para superar os desafios na criação e na gestão de uma Unidade de Conservação Municipal.

2° colocado:

Geotecnologias como Ferramentas de Suporte à Decisão em Ações do Município na Área de Recursos Hídricos

Como as geotecnologias podem ser utilizadas para auxiliar em tomadas de decisão sobre os problemas enfrentados em relação aos recursos hídricos, além de se demonstrar como uma alternativa acessível e de baixo custo financeiro.

3° colocado:

Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Município de Lagoa Nova/RN

A gestão da coleta de resíduos sólidos é uma prática através de parcerias, que buscou soluções, por meio de investimentos, para a criação de uma associação de catadores de materiais recicláveis, cujos resultados geram empregos.

Confira o E-book com o os projetos vencedores!

Nenhum comentário :

Postar um comentário