domingo, 11 de abril de 2021

EM 11 DE ABRIL DE 2003 FALECIA O POETA E SINDICALISTA PAULO PEREIRA

 NESTE DIA COMPLETA 18 ANOS DE SEU FALECIMENTO

Nascido em 14 de novembro de 1948 no Sitio Bomfim município de Santana do Matos, filho de Antônio Pereira de Melo e Isabel Soares, sendo eles agricultores, foi criando e educado juntamente com 9 irmãos, ao todos 5 mulheres e 5 homens, cresceram ajudando os pais na lida e colheita da agricultura em especial o algodão cultura em evidencia na época. Alfabetizou-se através da escola de rádio que se chamava Rádio Fônica, deixava as horas de lazer e preocupava-se apenas em aprender. Com os ouvidos sempre na escuta aprendeu a ler a escrever. Depois de adulto participou da escola de jovens e adultos e com isso cursou a 2ª série.


Aos 14 anos de idade começou a ler versos e poesias que era o seu forte, dai começou a sua vida de poeta. Com toda dificuldade o seu pai lhe deu um violão de presente com sua inteligência e humildade foi fazendo amizade com colegas que cantavam viola, criou amor pela arte e começou a fazer cantorias pela vizinhança.

No ano de 1969 mudou-se com toda a família para o Sítio Gavião, também localizado em Santana do Matos, neste lugar vez novas amizades e neste lugar conheceu a jovem Maria das Graças da Silva, após um período de namoro de dois anos, e aos 25 de dezembro de 1972 se casaram e passaram a residir em Sombras Grandes, zona rural de Santana do Matos, vindo a constituir uma família de 8 filhos, 14 netos e 4 bisnetos. 

Depois de casado continuou a sua vida de poeta, viajando para fazer suas apresentações, Paulo Pereira começou a ganhar fama na sua carreira onde participou de vários congressos, fez vários desafios e a sua fama continuou tendo como gratificação as lembranças em vários troféus. 

Em 1979 veio residir em Lagoa Nova, chegando continuou trabalhando na agricultura e viajando com amigos fazendo cantorias sempre com humildade e sua viola de lado. No ano de 1984 foi convidado a enfrentar um grande desafio, concorrer à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova. 

Eleito, Paulo Pereira assumiu o cargo em 2 de setembro de 1984. Após 3 meses de mandato, prosseguiu na luta sindical, organizou uma comissão para mobilizar a discussão em torno do baixo preço do caju. Lutas, desafios e conquistas para ele se tornaram fáceis, pois em toda a sua vida colocou Deus a frente de tudo para fazer o melhor, era com o que se preocupava, tudo o que fazia ficava registrado no ato de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. 

Continuou firme participando de vários encontros, municipais, estaduais e federais, com outros presidentes de entidades sindicais. Formam caminhadas na luta por uma reforma agrária digna e justa, para que cada família tivesse o direito de lutar por aquilo que era por  seu direito, um pedaço de terra para tirar o sustento de sua família. 

A luta não foi fácil, e mesmo assim desejando fazer mais pelo povo Lagoa Nova, em 2000 candidatou-se ao cargo de vereador, obtendo 2,66 % dos votos válidos ficando na suplência de sua coligação formada pelos partidos PFL/PSB.

Foi eleito presidente do STTR de Lagoa Nova por 4 mandatos, ficando a frente da entidade sindical por 18 anos. Uma de suas conquistas aconteceu em outubro de 2001, onde conseguiu junto a agencia estadual do INSS a vinda do carro Prev-Móvel, para atender as necessidades dos agricultores, diminuindo assim, o deslocamento dos agricultores para outros municípios.

Naqueles dias novas conquistas por ele foram alcançadas, como a implantação de 5 assentamentos de reforma agrária, sendo eles: PA SANTANA, PA JOSÉ MILANEZ, PA SERRANO, PA JATUARANA(Bodó) E POR ÚLTIMO O PA SÃO PEDRO.

No início de 2003, já fragilizado por uma grave doença, escreveu a seguinte canção, onde uma crise nervosa o atropelava, que quando o tempo bota a cela, por valente que seja o bravo amansa iria deixar a viola por lembrança pra família saber que viveu dela.

Em 11 de abril de 2003, Lagoa Nova ficou chocada com sua inesperada partida.

Fonte: Retalhos de uma vida

Nenhum comentário :

Postar um comentário