domingo, 25 de abril de 2021

25 DE ABRIL, 22 ANOS DO FALECIMENTO DE DONA LOURDES DE SEU CHICÓ

Dona Lourdes ao lado do seu esposo Francisco Jerônimo de Medeiros

Forte, criativa, dinâmica, inteligente e alegre, estas são algumas das características de Maria de Lourdes de Medeiros (Dona Lourdes), uma mulher que estava sempre à frente do seu tempo, buscando aprender coisas novas, como aprender a dirigir, que tentou algumas vezes, sonhava em voar de avião, sonho que não conseguiu realizar. Possuía uma grande habilidade para os trabalhos manuais, tais como: Costurar, bordar, crochê, flores artificiais e pintura. Trabalhava muito bem em todas estas atividades, costurando as roupas dos seus filhos, bordando o enxoval deles, ainda encontrava tempo para os afazeres domésticos e cuidar da educação filhos. Muito organizada, planejava todas as tarefas diárias. Lutou bastante para cuidar da saúde de seus filhos. Quando jovem ajudava o seus pais na lida da agricultura. Participou ativamente das festividades sociais do município, gostava de dançar, muito comunicativa, sempre cumprimentava a todos. Foi 1ª dama do município de Lagoa Nova por 3 vezes. A 1ª de 02 de janeiro de 1962 a 31 de janeiro de 1964, período em que seu esposo fora nomeado prefeito de Lagoa Nova, que fora emancipada de Currais Novos, pelo decreto/lei nº 2.777 de 10 de maio de 1962, pelo então deputado estadual Radir Pereira de Araújo. Como 1ª dama desenvolvia atividades sociais. Participava das festividades alusivas ao padroeiro São Francisco de Assis, empenhando-se nas campanhas para arrecadar bens para os leilões, sem medir esforços andando a pé na zona rural e também em outros municípios. Com este trabalho, ela conseguiu comprar um crucifixo e o menino Jesus que a igreja de Lagoa Nova possui. Viajou até o Rio de Janeiro e algumas capitais do nordeste como: Recife, Maceió, Aracaju e a cidade de Porto Seguro no estado da Bahia, local do descobrimento do Brasil e onde foi celebrada a 1ª missa. Mãe atenciosa valorizava a educação e a religião. Os primeiros ensinamentos que deu aos seus filhos os religiosos, ensinando-os a participarem dos movimentos religiosos de Lagoa Nova. Católica fervorosa participava efetivamente dos terços todas as noites e também nas celebrações das missas, onde foi madrinha de batismo de muitos lagoanovenses, casamentos e de crisma. Participou do Movimento do Sagrado Coração de Jesus.

Maria de Lourdes Medeiros nasceu em 8 de março de 1927, natural do Sítio Malhadas zona rural de Currais Novos, filha do casal Manoel Albino de Medeiros e Maria Francisca de Medeiros. Ele nascido em 1º de março de 1898 no sítio Malhadas, município de Currais Novos, vindo a falecer em 21 de agosto de 1981 em Acari e sua esposa vindo a falecer no dia 4 de abril de 1945 em Pedro Avelino/RN. Avós paternos: Antônio Luiz de Medeiros e Umbrilina Maria de Jesus Avós materno: Manoel Cassiano e Maria Francisca de Jesus. Irmãs: Genésia Medeio, Gercina Medeiros e Gersonete Medeiros. Escolaridade; primário. Religião: católica. Profissão: dona de casa, bordadeira e costureira. No ano de 1947 após sucessivas mudanças mudou-se para a cidade de Lagoa Nova. Morou em Pedro Avelino, aonde sua mãe veio a falecer em 1945. Em 24 de junho de 1951 casou-se com Francisco Jerônimo de Medeiros, na capela de São Francisco de Assis em Lagoa Nova, com cerimônia realizada pelo Frei Modesto Boklage. Tendo como  testemunhas João Luiz Victor, casado e comerciante com 37 anos de idade, Josefa Bezerra Victor, dona de casa , com 35 anos de idade e Francisco de Vasconcelos Galvão, solteiro com 33 anos de idade, cirurgião dentista, todos residentes na povoação de Lagoa Nova. Desta união tiveram 9 filhos.  

No fatídico dia 25 de abril de 1999 em decorrência de um acidente automobilístico, próximo a cidade de Currais Novos. Foi sepultada no cemitério público Padre Cícero em Lagoa Nova, por seus familiares, sendo o cortejo fúnebre acompanhado por uma multidão calculada em mais de 5 mil pessoas. 

Em sua homenagem na gestão do prefeito Geraldo Dantas foram construídas duas unidades escolares homenageando a ambos.

Unidade Municipal de Ensino Infantil Maria de Lourdes Medeiros.

Escola Municipal Francisco Jerônimo de Medeiros 


Nenhum comentário :

Postar um comentário