quinta-feira, 2 de abril de 2020

Governo prorroga isolamento para conter coronavírus no Rio Grande do Norte


O Governo do estado Do Rio Grande do Norte prorrogou, até o dia 23 de abril, a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino, além do funcionamento de estabelecimentos e de espaços públicos. As medidas de isolamento social têm objetivo de reduzir a contaminação da doença provocada pelo novo coronavírus.

A desobediência às normas poderá gerar multa diária de até R$ 50 mil reais, conforme o decreto. Além disso, as polícias estão autorizadas a prender qualquer pessoa flagrada em desacordo ao determinado. O governo ainda recomendou que a circulação de pessoas se limite às necessidades de alimentação, cuidados de saúde e exercício das atividades essenciais, que também foram definidas no texto.

Na quarentena, o governo determinou a suspensão do funcionamento de qualquer atividade de empresas cujos estabelecimentos utilizem sistema artificial de circulação de ar, como ar condicionado, ventiladores ou similares. Os shoppings centers também deverão permanecer fechados para os consumidores e as lojas só poderão funcionar para realizar entregas em domicílio.

Ainda, de acordo com o decreto, fica suspenso o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, padarias, praças de alimentação, praças de food trucks, bares e outros estabelecimentos do tipo. Esses locais só poderão funcionar para entrega em domicílio, ou como pontos de coleta do próprio consumidor. Fica proibido disponibilizar Mesas e cadeiras. Nas estradas, as unidades que servem de apoio a caminhoneiros podem funcionar, respeitando as regras de distanciamento.

Também devem permanecer fechados, conforme o decreto: boates, casas de eventos e de recepções, salões de festa, clubes sociais, parques públicos, parques de diversões, academias de ginástica, centros de artesanato, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais.

Cultos, missas e outras atividades religiosas em igrejas e templos ou similares também estão proibidos. Os estabelecimentos podem ficar abertos para orações individuais, respeitados os limites de uma pessoa a cada 5 metros quadrados e frequência não superior a 20 pessoas.

Os bancos só poderão realizar atendimento presencial em casos específicos. Já o autoatendimento em caixas eletrônicos, e demais canais de atendimento não presencial, permanecem em funcionamento.

Conforme o decreto, todas as atividades escolares presenciais estão suspensas nas unidades da rede pública e privada de ensino, incluindo o ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante. Atualmente, o Estado tem cerca de 1 milhão de estudantes, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

No documento, também ficou determinado o isolamento imediato de pessoas que chegarem de viagem de outros locais, com casos de Covid-19. O poder público poderá, inclusive, medir a temperatura e verificar se os passageiros de avião, carro, navio ou qualquer outro meio de transporte apresentam algum sintoma da doença.

No texto, o governo determina que os municípios regulem feiras livres e o transporte urbano de passageiros.


Nenhum comentário :

Postar um comentário