domingo, 19 de abril de 2020

Em 1911, outra epidemia varreu a China. Naquela época, o mundo se uniu


Estrada de ferro corta as montanhas da Manchúria, na China, ao redor de 1906
Em 1911, uma epidemia mortal se espalhou pela China e ameaçou se tornar uma pandemia. A origem parecia ligada ao comércio de animais selvagens, mas na época ninguém tinha certeza.
Fechamentos, isolamentos, medidas de quarentena, uso de máscaras, restrições de viagem, cremação em massa de vítimas e controles de fronteira foram implantados para tentar reduzir a taxa de infecção. Mesmo assim, mais de 60 mil pessoas morreram na região nordeste, a mais moderna da China, o que representou uma das maiores epidemias do mundo na época.
Quando a doença foi controlada, o governo chinês convocou a Conferência Internacional da Peste na cidade de Shenyang, no norte do país, perto do epicentro do surto. Estiveram presentes virologistas, bacteriologistas, epidemiologistas e especialistas em doenças de muitas das principais potências do mundo, como Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido e França.
O objetivo da conferência foi descobrir a causa do surto, aprender quais técnicas de supressão eram mais eficazes, entender por que a doença se espalhou tão rapidamente e avaliar o que poderia ser feito para evitar uma segunda onda. Embora a conferência não tenha acontecido sem apontar o dedo para os culpados, ela foi, sobretudo, uma tentativa genuína de aprender com o ocorrido.
Como o mundo enfrenta agora uma pandemia caracterizada pela falta de uma resposta coordenada globalmente e de um esforço multilateral por parte dos líderes políticos, vale a pena reconsiderar os aspectos colaborativos da conferência de 1911 no nordeste da China.
Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) parece comprometida, o vírus ganhou contornos raciais, as principais nações estão furiosas umas com as outras e competem por recursos e controle da narrativa, enquanto os países mais pobres ficam em grande parte por conta própria. Comparado a 1911, parecemos um mundo polarizado e dividido.



Nenhum comentário :

Postar um comentário