sábado, 11 de maio de 2019

Audiência pública discutiu segurança no trânsito de Lagoa Nova



Audiência pública realizada na câmara municipal na manhã desta sexta-feira(10) discutiu a segurança no transito de Lagoa Nova, segundo o seu propositor, vereador  Val Araújo, ao abrir o evento, afirmou que o diferente do que foi amplamente divulgado nas redes sociais, a audiência não objetiva convocar a realização de  blitz, até porque nenhum parlamentar tem autonomia para tal feito, na realidade os vereadores tem interesse em resolver a problemática no trânsito e por isso foi feito o  requerimento que foi aprovado por unanimidade, solicitando que fosse agendada uma audiência pública visando discutir a segurança de quem trafega no trânsito de Lagoa Nova. 
Em sua fala, o Capitão Francimário Wagner, comandante do 2º GPRE, relatou que não há antagonismo entre o departamento de transito e a população, fato cultural que vem sendo difundido há muitos anos e o que move as ações do 2º GPRE é simplesmente a preservação da vida, para que pessoas não venham ou perder a vida de forma tão abrupta e onde muitas vezes em tenra idade. E esta é intenção da corporação, tentar alertar o cidadão de que é preciso circular com segurança, existe uma legislação que precisa ser observada e  respeitada. E a sociedade não pode ver os amarelinhos como inimigos, mas sim como parceiros que prezam por vidas humanas. Ele revelou que em primeiro momento será feito um trabalho educativo, com a realização de palestras com blitz educativa, dando assim tempo para sociedade Lagoanovense se adapte para que todos possam circular com segurança no transito.
 João Gustavo, diretor do hospital Mariano Coelho, mostrou dados estatístico a partir de um relatório das entradas e ocorrência de acidente automobilístico ocorridos no primeiro trimestre de 2019. Segundo ele, são dados preocupantes, só neste período deram entrada no hospital 134 pessoas vítimas de acidentes envolvendo motos, sendo 39 no mês de janeiro 49 no mês de fevereiro e 46 nomes de março, uma média de 40 acidentes mês, destes, três casos que ocorreram em Lagoa Nova. Um fator preocupante é a maior incidência está entre de 15 a 40 anos de idade, faixa etária da maioria dos acidentes ocorridos com moto. 
O vereador Val Araújo, que também é funcionário do SAMU, mostrou dados de ocorrências no município de Lagoa Nova, em 2018 o SAMU veio a cidade  106 vezes, sendo  32 delas para atender ocorrências de  acidente de moto praticamente 30% das ocorrências, no  de 2019, somente de Janeiro até 10 de maio,  já foram  47 Vezes que o SAMU teve de vir a Lagoa Nova para atender situações que envolvem acidentes de transito, destes  12 por acidente de moto. 
O Sargento Airton, comandante do destacamento de polícia de Lagoa Nova falou da importância da vinda do policiamento de trânsito ao município de forma mais efetiva é um ganho para o município, embora muitas pessoas não entendeu o que de fato está acontecendo, a cidade ela progrediu em todos os sentidos, diante disto é  natural que o estado também ocupe os espaços que então não eram ocupados. Ele citou que nunca a fiscalização efetiva no transito de Lagoa Nova, e o que então que mais da metade dos veículos que trafegam em Lagoa Nova, são irregulares não só na parte documental, também por falta de condições mecânicas, onde muitos condutores fazem apenas o básico para o veículo continuar rodando, além de condutores não qualificados e sem não conhecerem o código de trânsito. 
A diretora do hospital de Lagoa Nova, Djanilsa Cano, parabenizou pela iniciativa, falando que é um exemplo de cidadania e comprometimento com a construção de políticas públicas e cidades que são desenvolvidas e que pensam no bem coletivo para todos são  favoráveis à construção da cidadania que vai desde uma audiência pública como essa tão simples, mas tão grandiosa e importância para o trânsito da  cidade. Ela esboçou dados estatísticos envolvendo acidentes de transito e que dão entrada da emergência do hospital do município, casos que são desde um simples trauma, até com sequelas de grande porte, onde os acidentes são causados por embriaguez. 
Segundo ela, de 1º de Janeiro até o dia 30 de abril,  foram os 62 pessoas envolvidas  em acidentes, dos quais 45 foram do sexo masculino e 17 do sexo feminino, outro dado alarmante e chamou muita atenção foi  casos de pacientes de 0 a 18 anos, foram  10 pacientes. de 19 a 30 anos foram 22 pacientes e 31 a 60 anos 26 pacientes e acima de 60 anos 4  pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos envolvendo carro e motos, um número consideravelmente bastante alto para apenas 4 meses 62 envolvidos. E se a sociedade parar e refletir há um custo social não só para o poder público, mas também para os  62 pacientes que em alguns casos  ficaram acamados, tetraplégicos e  outros que foram a óbito em consequências de acidentes de transito. 
Ao final da audiência alguns encaminhamentos foram feitos, entre eles a formação de uma comissão formada por 11 pessoas representando vários segmentos da sociedade, como poder público, polícia militar, polícia de transito, poder legislativo, iniciativa privada, associações rurais, moto taxistas que irá discutir os meios e formas de iniciar a campanha de conscientização no transito, como também o comprometimento do comandante do 2º GPRE  em diminuir nos próximos 30 dias a fiscalização no transito, período em que a comissão terá para traçar os caminhos  para o trabalho educativo que será feito nas  escolas, vias públicas.
Estavam presentes a audiência os vereadores; Val Araújo, Emílio, Antônio de Mariquinha, Manoel Frade, Neném de Manoel José, Lourival Adão, Dequinha Primo e Junior Galvão.

Comissão

Capitão Francimário – polícia transito
Vereadores Lourival Adão e Val Araújo - poder legislativo
Cortez Assunção – Iniciativa privada
Wallace frade – Fórum das Associações Rurais
Socorro Santos – Agricultores
Djanilsa Cano - Hospital Municipal
Genilson Félix - Secretaria de educação
Sulamita - Poder executivo municipal
Sargento Airton – polícia militar
Teófilo Daniel – Moto taxistas


Nenhum comentário :

Postar um comentário