sábado, 13 de outubro de 2018

Lagoanovenses são destaques do xadrez na região seridó

Álvaro Javan e Ademaildo Jr exibem troféus e medalhas conquistados nas competições
Os Lagoanovenses Álvaro Javan e Ademaildo Jr  de 7 e 15 anos, filhos do casal Ademaildo e Vitória Garcia, integrantes das categorias de xadrez sub-15 e Sub-9 tem obtido êxito, conquistando importantes competições de xadrez realizadas na região, as quais foram disputados dois circuitos de xadrez e uma edição do Jerns – Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.
Instrutor Lueldes Luis e o jovem atleta Álvaro Javan
Ademaildo Jr descobriu o esporte a cerca de 11 meses através do instrutor de xadrez, Lueldes Luís e com o apoio dos seus pais que o incentivaram a buscar um esporte que realmente se identificasse. No início houve muitas dificuldades em virtude de não haver um espaço adequado para jogarem, muitas das vezes iam para o espaço da feira livre, onde montavam uma banca e realizavam os treinos. Para Ademaildo Jr, o xadrez tem sido muito importante no seu dia a dia, principalmente nos estudos onde tem auxiliado a desenvolver habilidades como concentração e planejamento. Seu irmão, Álvaro Javan, apesar da tenra idade, tem demonstrado uma rara habilidade no tabuleiro, que no início ao ver Ademaildo Jr nos treinos, despertou o desejo de segui-lo e no decorrer destes 11 meses tem participado e tem conquistado títulos nas principais competições.
Instrutor Lueldes Luís e Ademaildo Jr
Para o instrutor Lueldes Luís, aluno do curso de educação física, Álvaro Javan e Ademaildo Jr são atletas altamente disciplinados e ambos tem demonstrado interesse buscando a cada dia evoluir no esporte. Em contato com o xadrez há cerca de 8 anos, época que também começou a ensinar os filhos de seus vizinhos. Atualmente ele ensina xadrez de forma voluntária para uma turma de 30 alunos na Escola Municipal João XXIII, e quando tem um espaço que não esteja sendo utilizado, porque devido não dispor de um local para as aulas, muitas das vezes dependem da boa vontade para que liberem um local para que ele possa dar aulas aos seus alunos. Além de não ter um espaço adequado para as aulas, falta relógios especiais e livros, porque segundo ele, o xadrez é como uma matéria escolar e para que os alunos possam se aprofundar, precisam de material didático de apoio. Ele nos revelou que em face das grandes dificuldades muitas das vezes pensou em desistir, mais o fator determinante para que isso não ocorresse e o motivasse a não desistir foi o apoio de seus alunos que tem obtido bons resultados na competições. Lueldes Luís nos revelou que os irmãos Álvaro Javan e Ademaildo Jr possuem bons índices no rating, formula que mede a força de um jogador de xadrez, onde Ademaildo Jr possui 1.800 pontos e Álvaro Javan com a surpreendente pontuação de 1.600 pontos, um nível muito acima para a pouca idade que possui. Segundo sua avaliação, os atletas são considerados os melhores da região, ficando à frente de competidores das cidades de Bodó, Cerro Corá, Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz.








Nenhum comentário :

Postar um comentário