quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Aplicativo "Contra o Caixa 2" recebe denúncias de abuso eleitoral

Resultado de imagem para Aplicativo "Contra o Caixa 2"
Imagem - reprodução

Assim como em 2016, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB disponibilizou o aplicativo oficial chamado “Contra o caixa 2”, para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais e de caixa dois.
Foi por meio de uma ação da OAB no Supremo Tribunal Federal que ficou decidido que empresas não podem doar para candidatos. Um avanço para coibir a prevalência do poder econômico no processo eleitoral do país.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.
A ferramenta colocou o eleitor em outro patamar. Dando a ele o poder de interferir não somente no resultado da eleição, mas no processo eleitoral como um todo.
Em 2016, primeira eleição em que o aplicativo esteve ativo, a Ouvidoria-Geral da OAB contabilizou 723 denúncias enviadas por meio do aplicativo. Destas, 215 traziam mídias anexadas como base comprobatória da denúncia. Quase 70% passaram pela primeira triagem da Ouvidoria, quando são visualizados elementos mínimos para o prosseguimento da denúncia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário