quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Prazo para tirar 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira


Os eleitores de todo o país têm até a quinta-feira, dia 27, para solicitar a segunda via do título, no cartório eleitoral da zona onde estiver cadastrado. Para a emissão da segunda via do documento, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. Débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, da Lei das Eleições e leis relacionadas, impedem a emissão da segunda via do título.
As multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União emitida pelo cartório eleitoral.

O título de eleitor não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. O eleitor pode se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
Se a inscrição eleitoral estiver em situação regular, o eleitor tem, ainda, como alternativa ao título de papel, a versão digital do documento. Essa versão pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos ios e android.
O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor que já tenha passado pelo recadastramento biométrico. Isso porque, nesse caso, a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento da votação

Nenhum comentário :

Postar um comentário