sábado, 20 de setembro de 2025

Música em homenagem a Lagoa Nova é lançada durante abertura da Feirinha de São Francisco

 

Durante a abertura da tradicional Feirinha de São Francisco, realizada na tarde deste sábado, 20 de setembro, um momento especial marcou a programação: o lançamento da música “Lagoa Nova”, composta por Lício Pesan e interpretada pela cantora Fátima Maia.

A canção, que exalta a cidade serrana, foi descoberta de maneira curiosa pelo padre Welson Rodrigues. Em um momento de descontração, ao ouvir a programação da Rádio Serrana FM, o sacerdote tomou conhecimento da obra e imediatamente entrou em contato com a emissora. Rapidamente, a produção fez a ponte com a intérprete, possibilitando que a música fosse incorporada às festividades.

Agora, “Lagoa Nova” integra oficialmente o repertório musical da festa do padroeiro, tornando-se mais um símbolo cultural e religioso que celebra a identidade e a devoção da comunidade católica local.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS OFICINAS DO PROJETO SOSTÔ RAÍZES

O projeto Sostô Raízes – Arte & Saberes do Sertão está com inscrições abertas para oficinas gratuitas destinadas a adolescentes de 12 a 19 anos matriculados na rede pública de ensino de Lagoa Nova/RN. As atividades serão realizadas no Ateliê Sostô (Rua Tomaz Silveira, 108, Centro, Lagoa Nova/RN).





As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina. Em caso de desistência, haverá lista de suplência.

 Oficinas disponíveis:

Biojóias, com Natan Pereira – 26/09 (manhã e tarde)

Máscaras Africanas, com Igor Gomes – 26 e 27/09 (manhã)

Calunga, com Julhin de Tia Lica – 25 e 26/09 (tarde)


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link 

 Os selecionados serão divulgados no Instagram @sostoproducoes e @ateliesosto

Dúvidas: (84) 99902-5409

Realização: Sostô Produções

Apoio: Sebrae/RN e Prefeitura Municipal de Lagoa Nova – Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Homem é encontrado morto dentro de casa na zona rural de Lagoa Nova

Na tarde desta quarta-feira (17), por volta das 15h, um homem identificado como Francisco Jadson da Silva, de 37 anos, natural de Currais Novos, foi encontrado sem vida em sua residência, localizada no sítio Buraco de Lagoa, zona rural de Lagoa Nova.

De acordo com relatos do pai da vítima, a família estranhou sua ausência e decidiu ir até a casa. No local, perceberam que a alimentação havia sido deixada do lado de fora sem ter sido consumida. Ao arrombar a porta, o pai encontrou Francisco Jadson deitado em uma rede, já sem sinais vitais.

O Hospital Municipal confirmou o óbito. A Polícia Militar foi acionada e comunicou o caso à Delegacia de Cerro Corá e ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que realizou os procedimentos legais. A residência foi isolada até a chegada das autoridades competentes.

Embora natural de Currais Novos, Francisco Jadson residia há muitos anos em Lagoa Nova, onde era bastante conhecido pela comunidade local.


Comunicador Betinho 

Anistia: veja como bancada do RN votou no pedido de urgência na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de anistia, que deve beneficiar políticos e partidos em relação a infrações eleitorais. Com a aprovação da urgência, a proposta poderá ser analisada diretamente em plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas. Ainda não há previsão de quando o mérito será votado.

Na bancada do Rio Grande do Norte, os votos ficaram divididos. Foram favoráveis ao pedido de urgência os deputados Carla Dickson (União Brasil), Benes Leocádio (União Brasil), General Girão (PL), Robinson Faria (PL), Sargento Gonçalves (PL) e João Maia (PP).

Já os deputados Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT) se posicionaram contra a urgência.

A proposta tem gerado intenso debate no Congresso e fora dele. Defensores da medida argumentam que a anistia é necessária para corrigir distorções da legislação eleitoral, enquanto críticos apontam que ela pode abrir espaço para a impunidade e beneficiar diretamente políticos com pendências junto à Justiça Eleitoral.

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia Fonte: Agência Câmara de Notícias

Proposta poderá ser votada nas próximas sessões do Plenário
A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2162/23, sobre anistia aos participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor se a proposta virar lei. Foram 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. A data de votação do projeto ainda será definida.

Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que um relator será nomeado nesta quinta-feira (18) para apresentar a versão de um texto que encontre apoio da maioria ampla da Casa. Segundo Motta, há visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 e, portanto, caberá ao Plenário decidir.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

RN tem mais de 40 grandes reservatórios com nível de água abaixo de 50% da capacidade

Pelo menos 42 grandes reservatórios do Rio Grande do Norte estão com o nível de água abaixo de 50% da capacidade (vaja lista abaixo). É o que mostra o mais recente relatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Atualmente, o nível de armazenamento de açudes e barragens do estado encontra-se também abaixo da metade da capacidade total: 49,90%. Este é o volume mais baixo para o período desde 2022.
Reservatórios do RN abaixo de 50% da capacidadeOITICICA, em Jucurutu: 14,46%
TABATINGA, em Macaíba: 20,05%
BOQUEIRÃO, em Parelhas: 13,39%
ITANS, em Caicó: totalmente seco
SABUGI, em São João do Sabugi: 3,40%
PAU DOS FERROS, em Pau dos Ferros: 31,05%
PASSAGEM DAS TRAÍRAS, em São José do Seridó: totalmente seco
ESGUICHO, em Ouro Branco: 2,18%
CARNAÚBA, em São João do Sabugi: 4,40%
APODI/MOSSORÓ, em Lucrécia: 29,66%
APODI/MOSSORÓ, em Umarizal: 33,93%
JAPI II, em São José do Campestre: 7,12%
TRAIRI INHARÉ, em Santa Cruz: 27,22%
PATAXÓ, em Ipanguaçu: 29,49%
BOQUEIRÃO DE ANGICOS, em Afonso Bezerra: 41,20%
RIO DA PEDRA, em Santana do Matos: 34,34%
MARCELINO VIEIRA, em Marcelino Vieira: 35,00%
BONITO II, em São Miguel: 11,96%
LAGOA DO BOQUEIRÃO, em Touros: sem informação
DOURADO, em Currais Novos: 22,67%
JESUS MARIA JOSÉ, em Tenente Ananias: 1,45%
CALDEIRÃO DE PARELHAS, em Parelhas: 24,25%
FLECHAS, em José da Penha: 48,72%
SANTO ANTÔNIO DAS CARAÚBAS, em Caraúbas: 27,28%
PASSAGEM, em Rodolfo Fernandes: 46,55%
BELDROEGA, em Paraú: 26,05%
TOURÃO, em Patu: 5,63%
ZANGARELHAS, em Jardim do Seridó: sem informações
MALHADA VERMELHA, em Severiano Melo: 37,80%
ALECRIM, em Santana do Matos: 23,14%
MORCEGO, em Campo Grande: 33,68%
BREJO, em Olho D'Água do Borges: 2,64%
PILÕES, em Pilões: 26,10%
TRAIRI, em Santa Cruz: 39,15%
25 DE MARÇO, em Pau dos Ferros: 14,83%
CORREDOR, em Antônio Martins: 33,41%
ARAPUÃ: Luis Gomes: 37,53%
CURRAIS, em Itaú: 35,82%
CURRAIS NOVOS, em Currais Novos: 25,72%
MUNDO NOVO, em Caicó: 1,39%
UMARIZAL, em Umarizal: 17,42%
SOSSEGO, em Rodolfo Fernandes: 45,96%
Reservatórios do RN acima de 50% da capacidadeBARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, em Assú: 53,69%
SANTA CRUZ, em Apodi: 61,76%
UMARÍ, em Upanema: 64,44%
POÇO BRANCO, em Poço Branco: 60,93%
LAGOA DO BONFIM, em Nísia Floresta: 63,52%
MENDUBIM, em Assú: 54,95%
GARGALHEIRAS, em Acarí: 57,59%
TRAIRÍ, em Tangará: 61,96%
CRUZETA, em Cruzeta: 62,89%
CAMPO GRANDE, em São Paulo do Potengi: 59,20%
LAGOA DE EXTREMOZ, em Extremoz: 86,75%
RIACHO DA CRUZ II, em Riacho da Cruz: 83,02%
ENCANTO, em Encanto: 70,52%

PEC da Blindagem: confira como votou cada deputado do RN


Proposta foi aprovada em dois turnos com mais de 340 votos; do RN, apenas Natália Bonavides e Fernando Mineiro, do PT, votaram contra


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 16, em dois turnos, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como PEC da Blindagem, que amplia a proteção judicial para deputados e senadores.

No primeiro turno, a proposta recebeu 353 votos a favor, 134 contrários e uma abstenção. Eram necessários 308 votos para aprovação. No segundo turno, o resultado foi de 344 votos favoráveis e 133 contrários.

A proposta altera regras relacionadas a medidas cautelares, foro privilegiado e ao andamento de ações penais contra parlamentares. O texto é defendido por diferentes partidos, sobretudo do Centrão.

Entre as legendas, o PT teve 12 votos favoráveis no primeiro turno. O PL, com 83 deputados, votou integralmente a favor, assim como o Republicanos, com 42, e o PRD, com 5. Nenhum parlamentar dessas três siglas se posicionou contra a PEC. O PSOL e o PCdoB, por outro lado, votaram integralmente contra, com 14 e 9 votos, respectivamente.

No Rio Grande do Norte, seis deputados votaram a favor nos dois turnos. Apenas Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT) se manifestaram contra a proposta.

Confira a lista:

João Maia (PP): Sim
Benes Leocádio (União Brasil): Sim
Robinson Faria (PP): Sim
Sargento Gonçalves (PL): Sim
General Girão (PL): Sim
Carla Dickson (União Brasil): Sim

Natália Bonavides (PT): Não
Fernando Mineiro (PT) : Não

Entenda o que muda

O texto aprovado na Câmara é um substitutivo relatado pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA), que deu parecer favorável ao projeto.

A proposta permite que deputados e senadores barrem a prisão de colegas, em votação secreta. Defensores da medida dizem que a proposta é uma reação ao que chamam de abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF) e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram mudadas posteriormente.


A chamada de PEC da Blindagem (PEC 3 de 2021), ou PEC das Prerrogativas, foi articulada pela maioria dos líderes da Câmara com o apoio da oposição liderada pelo Partido Liberal (PL).

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) orientou voto contrário, mas 12 deputados da legenda votaram a favor em primeiro turno. Também houve apoio à PEC entre deputados outros partidos da base, como PSB, PSD e PDT. Além disso, bancadas governistas, como lideranças de Governo e da Maioria, liberaram seus votos em plenário.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Cartão do SUS passa a ser vinculado ao número do CPF

O Ministério da Saúde vai substituir o atual modelo do cartão emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por um vinculado ao nome e número do CPF do cidadão. A mudança, que passa a valer imediatamente, foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra da Gestão de Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta terça-feira (16). Com informações do Metrópoles.

Com a medida, a expectativa do governo é que 111 milhões de cadastros sejam desativados até abril de 2026. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mudança vai trazer mais eficiência e segurança do sistema.

Desde julho de 2025, a pasta tem feito uma limpeza no CADSUS, base que reúne informações sobre usuários do SUS. Até o momento, foram 54 milhões de registros sem CPF que já foram suspensos. O objetivo do governo é que a base do CADSUS se iguale ao número total de CPFs ativos na Receita, de 228,9 milhões.

“Estamos dando um passo decisivo rumo a uma revolução tecnológica no SUS, ao adotar o CPF como identificador único dos cidadãos. Essa é uma mudança estrutural, que prepara o presente e o futuro do SUS, fazendo do nosso sistema uma referência ainda maior para o mundo”, disse o ministro.

Não será necessário imprimir um novo cartão, pois o documento estará disponível de forma digital por meio do CADSUSWEB e, em breve, no Meu SUS Digital.

A pasta ressalta que pacientes que não têm CPF continuarão sendo atendidos normalmente pelo SUS. “Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, frisou Padilha.

Falece Aendrio Stênio

Faleceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 16 de setembro, em Natal, o jovem Aendrio Stênio, vítima de um acidente de trânsito ocorrido na tarde do último dia 12, em Cerro Corá.

Após o acidente, ele foi socorrido inicialmente para a unidade de saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferido para a capital do estado, onde infelizmente não resistiu.

Aendrio Stênio era filho do casal Sônia Felix e Aristeu Gomes.

Aos familiares e amigos, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar neste momento de dor e despedida. Que Deus conforte a todos. 

MPF obtém condenação de ex-governadora do RN e construtora OAS por esquema de propina na construção da Arena das Dunas


Réus foram condenados a pagar mais de R$ 2,3 milhões, mas o MPF recorreu para aumentar o valor



O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado, e da construtora Coesa (ex-OAS) por esquema de propina na construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014. Além da ex-governadora, também foram condenados o seu marido, Carlos Rosado, então Secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo, o Vice-Presidente do Sindicato da Construção Civil Pesada do RN à época, Luciano Silva, e o então Secretário de Estado Extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo de 2014, Demétrio Torres.

Na última sexta-feira (12), o MPF recorreu para que os valores de multa e ressarcimento sejam majorados. O recurso também pede a perda de função pública, inclusive com possibilidade de cassação da aposentadoria dos réus.

O desvio de recursos foi comprovado por meio da “Operação Mão na Bola”, deflagrada em dezembro de 2019 pelo MPF e Polícia Federal. As investigações apontaram, entre 2011 e 2014, o pagamento de propina com valores do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da arena, por meio de pagamentos a empresas subcontratadas para prestação de serviços fictícios ou superfaturados, a fim de gerar “caixa dois” com “dinheiro vivo”.

O objetivo das propinas foi assegurar o contrato de parceria público-privada da Arena das Dunas com os agentes públicos envolvidos e evitar greves de trabalhadores que pudessem comprometer a execução da obra junto ao sindicato local.

Além de provas documentais obtidas com o cumprimento de mandados e junto à Receita Federal, a ação de improbidade administrativa do MPF é fundamentada em depoimentos de testemunhas e réus colaboradores, como Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e demais executivos da empresa, assim como do doleiro Alberto Youssef.

A ex-governadora e os demais envolvidos foram condenados por enriquecimento ilícito. As penas de Rosalba e Carlos Rosado incluem a restituição do dinheiro desviado e multa de igual valor, além da perda de eventual função pública na época da condenação, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público por 14 anos. Para Luciano Ribeiro da Silva e Demétrio Torres, a sentença não incluiu a perda de função pública. A então OAS (construtora Coesa, em recuperação judicial) foi condenada ao pagamento de multa no total das propinas, e à proibição de contratações públicas também por 14 anos.

De acordo com a decisão da 1ª Vara da Justiça Federal no RN, “a prova coligida aos autos, além de abundante, posta-se uníssona no sentido de que os agentes públicos demandados, no período de 2012 a 2014, mediante conduta reveladora de dolo específico, solicitaram, aceitaram e receberam, de forma livre, consciente e voluntária, vantagens indevidas pagas pela Construtora OAS S/A, através de seu Presidente Léo Pinheiro, por questões relacionadas à obra do estádio Arena das Dunas em Natal/RN”.

Recurso – O MPF ingressou com recurso para majorar e adequar as penas. O primeiro ponto é em relação aos valores de ressarcimento e multa. A sentença considerou apenas os montantes suspeitos detectados nas contas bancárias. O MPF alega que as investigações apontam evolução patrimonial incompatível com a renda dos réus, incluindo a aquisição de bens e o pagamento de dívidas em espécie.

A sentença determinou a devolução dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos réus, na ordem de R$ 123,3 mil para Rosalba Ciarlini Rosado, R$ 406,7 mil para Carlos Augusto de Sousa Rosado e R$ 88,1 mil para Luciano Ribeiro da Silva, além de multa civil em igual valor para todos os réus citados. No recurso, o MPF pede que os valores sejam majorados para R$ 655,4 mil (Rosalba), R$ 465,7 mil (Carlos) e R$ 166,8 mil (Luciano). Já Demétrio Paulo Torres e a OAS foram condenados a pagar multa civil de R$ 530 mil e R$ 618,2 mil, respectivamente, e o MPF pediu que sejam majorados para R$ 1,1 milhão (Demétrio) e R$ 1,28 milhão (OAS).

Segundo o procurador da República Higor Pessoa, autor do recurso, as investigações da Receita Federal identificaram despesas bem acima dos valores declarados e dos movimentos em contas bancárias do casal. “Tais quantias não têm correspondência em fonte de renda lícita, pelo que são de proveniência provavelmente criminosa. Várias dessas operações foram realizadas de forma fracionada, nas mesmas datas ou em datas próximas, a indicar estratégia de fuga aos mecanismos de controle do Conselho de Controle de Atividade Financeira – COAF”, explicou o procurador.

O MPF também pede a inclusão da pena de perda de eventual função pública na época da condenação para Luciano Silva e Demétrio Torres. A pena é prevista na legislação, com destaque para a possibilidade de cassação de aposentadoria após condenação por improbidade administrativa. Para Higor Pessoa, a não aplicação da pena “desvirtua o caráter punitivo e preventivo da lei e transmite uma mensagem de impunidade, especialmente quando a infração foi facilitada em razão da ocupação do cargo público”.

Ação de Improbidade Administrativa nº 0813394-21.2019.4.05.8400