terça-feira, 5 de agosto de 2025

Dia dos Pais: especialistas em casamentos listam 3 formas de celebrar esse elo no grande dia

Especialistas em casamentos listam novas formas de celebrar esse elo no grande dia



Tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais celebra a figura paterna, sejam eles biológicos ou de coração. Instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, o período costuma registrar homenagens familiares, movimentando assim o comércio e o setor de serviços.

Figura importante nas celebrações de casamento, comumente são homenageados pelos casais com discursos, entradas personalizadas ou gestos sutis durante a cerimônia. Estas tornam o momento ainda mais especial de maneira única, sempre respeitando a história de cada família e emocionando os convidados.

Pensando nisso, especialistas em casamentos apontam como tornar essas homenagens autênticas e memoráveis. Confira:

Entrada da Noiva - A cena clássica da noiva entrando de braços dados com o pai permanece sendo um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. No entanto, apresentou releituras afetivas ao longo dos últimos anos. Neste sentido, há quem opte por entrar com o pai e a mãe, com dois pais - biológico e padrasto, por exemplo - ou até revezar entre irmãos, avôs e figuras paternas que marcaram sua trajetória.

Para Alessandra Paciullo, Diretora da Múltipla Eventos Assessoria, a entrada da noiva é um dos pontos altos da cerimônia. “Personalizá-la é uma forma inclusiva e afetiva de homenagear quem fez parte da construção daquele amor. Afinal, para além do protocolo, cada escolha do casal carrega história e significado”.

Pais ausentes - Para quem perdeu o pai ou deseja homenagear alguém que não pôde estar presente, há inúmeras homenagens discretas e emocionantes que tornam a celebração ainda mais única. Gestos como deixar uma cadeira vazia com flores, carregar um relicário com sua foto no buquê ou posicionar uma imagem no altar, por exemplo, possibilitam a presença simbólica e acolhem a saudade com emoção e delicadeza.

“Nem toda presença é física, por isso transformar a ausência em um tributo silencioso, mas profundamente tocante torna o momento especial. Embora simbólica, estas homenagens carregam uma história que merece ser lembrada com amor e respeito”, destaca Camila Piccini, sócia e fundadora do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil.

Vídeo surpresa - A exibição de vídeos com mensagens do pai ou de familiares próximos vem conquistando espaço nas cerimônias. Exibidos durante o jantar ou na pista de dança, por exemplo, os depoimentos criam um momento coletivo de emoção, reforçando os laços afetivos e eternizando memórias.

“Adicionando um toque emocional e personalizado à celebração, os vídeos permitem que familiares expressem sentimentos que, muitas vezes, não conseguem verbalizar no calor do momento”, complementa Roberta Canuto, Diretora de Planejamento e Criação na Casa de Dois.

Independentemente da forma escolhida, estes gestos carregam histórias, memórias e afetos que tornam a cerimônia ainda mais autêntica. Capazes de reconhecer a importância do vínculo paterno na vida do casal, os pequenos rituais atravessam gerações e transformam o grande dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário