sábado, 5 de julho de 2025

Programa Água Doce entrega 110 novos sistemas de dessalinização no semiárido em 2025

Iniciativa do MIDR reforça a segurança hídrica em áreas atingidas pela seca e leva água potável a comunidades rurais de oito estados

Brasília (DF) - Com foco na segurança hídrica e no fortalecimento da cidadania, o Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atingiu, em 2025, um marco histórico em sua trajetória. Até julho deste ano, 110 novos sistemas de dessalinização já foram implantados em comunidades rurais do semiárido brasileiro e estão em operação, promovendo acesso à água potável para milhares de famílias.

Distribuição dos novos dessalinizadores:

05 na Bahia
09 no Ceará
03 no Maranhão
02 em Minas Gerais
70 em Pernambuco
01 no Piauí
17 no Rio Grande do Norte
03 em Sergipe


A iniciativa, gerenciada pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), é voltada para áreas marcadas pela escassez de água e pela salinidade dos mananciais subterrâneos. Desde sua criação, em 2004, o programa já implantou mais de 1.100 sistemas em dez estados do semiárido, aliando tecnologia, participação comunitária e compromisso institucional. “O Programa Água Doce é uma das principais expressões do compromisso do Governo Federal com a segurança hídrica no semiárido. Estamos garantindo dignidade a milhares de famílias brasileiras por meio de uma política pública estruturante, contínua e com forte articulação entre União, estados, municípios e a própria comunidade beneficiada”, avalia o secretário da SNSH, Giuseppe Vieira.


Com planejamento estratégico e atuação federativa, o PAD deve alcançar, até o final de 2025, a marca de 172 sistemas entregues, superando com folga a meta inicial de 100 unidades previstas para o ano. As ações estão concentradas em estados historicamente afetados pela seca, como Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba. 

Segurança hídrica e saúde

Além de garantir o acesso à água potável, a dessalinização desempenha um papel essencial na promoção da saúde pública. O consumo de água salobra pode causar diversos problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais e doenças renais. Ao tornar a água própria para o consumo humano, o Programa Água Doce contribui diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades atendidas.

Caminho das Águas

Um dos destaques do ano é a terceira etapa do Caminho das Águas, ação institucional que reforça o acompanhamento e o fortalecimento da gestão dos sistemas. Nessa fase, prevista para acontecer ainda neste mês, serão formalmente entregues 22 sistemas de dessalinização nos estados do Piauí e Ceará. No Piauí, 13 comunidades passaram a contar com água potável, beneficiando diretamente cerca de 2.100 pessoas. Já no Ceará, 9 novos sistemas atendem aproximadamente 1.800 moradores de áreas com difícil acesso à rede de abastecimento convencional.

Nenhum comentário :

Postar um comentário