sábado, 26 de julho de 2025

Agroamigo celebra 20 anos e anuncia R$ 239,6 milhões investidos no Rio Grande do Norte no 1º semestre

 Estado tem 17 unidades de atendimento do programa de microfinança rural, que consegue fazer chegar o crédito a todos os 167 municípios potiguares 

Natal (RN), 26 de julho de 2025 - O Banco do Nordeste (BNB) comemora 20 anos do Agroamigo com solenidades realizadas em todas as unidades do programa de microcrédito rural. Durante as cerimônias, nesta sexta-feira, 25, foram anunciados os resultados no Rio Grande do Norte no primeiro semestre: R$ 239,6 milhões em financiamentos, distribuídos em 18,4 mil contratos com produtores rurais no estado.
 

O superintendente estadual do BNB no Rio Grande do Norte, Jeová Lins, e o gerente do escritório regional do Agroamigo, Gustavo Saraiva, participaram do evento em Angicos, na região Central Cabugi. A equipe do Banco recebeu parceiros institucionais e clientes, que foram reconhecidos com certificados.
 

Na agência lotada, um agricultor e uma agricultora deram depoimentos emocionados de como o programa de microfinança rural mudou suas vidas. Também o superintendente do BNB no RN relatou essa percepção ao lembrar sua origem sertaneja e do desfile de retirantes que passavam pela cidade paraibana de Aparecida a caminho do litoral.
 

"Ô de casa! Ô de fora! O cristão tem uma esmolinha? A gente dava e recebia um Deus lhe abençoe como agradecimento”, narrou Jeová Lins, para acrescentar em seguida: “aqueles tempos de pobreza extrema ficaram para trás. O agricultor nordestino não precisa mais se deslocar para os grandes centros, deixar suas origens, ir parar no caminho de incertezas do desconhecido porque existem políticas de asseguramento, com oferta de microcrédito produtivo e orientado, que resgata cidadania, assegurando o homem e a mulher no campo, resgatando cidadania e promovendo a realização de sonhos como é o Agroamigo do Banco do Nordeste, que se insere no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).”

 

Livro 20 anos


Durante a cerimônia, foi anunciado que a trajetória de sucesso do programa virou livro. A obra “Agroamigo 20 anos: duas décadas apoiando a realização de sonhos e transformando a agricultura familiar” reúne artigos de pesquisadores e técnicos que analisam a trajetória do programa desde sua criação, em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula. Organizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), o livro está disponível gratuitamente no portal do Banco do Nordeste.

 

Agroamigo

O programa foi criado em 2005 para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Por meio de agentes de microcrédito, o Agroamigo atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultoras e agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
 

O Agroamigo tem como premissas o estímulo à geração de renda e melhoria do uso da mão de obra familiar, financiando atividades e serviços desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário