sexta-feira, 23 de maio de 2025

Incentivos fiscais da Sudene vão contribuir para implantação e modernização de 30 empresas em dez estados

Concessão dos benefícios tributários foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Autarquia.
Recife (PE) – A Sudene aprovou, nesta quinta-feira (22), a concessão de incentivos fiscais para 30 empresas que atuam em dez estados da sua área de abrangência. Com a medida, os empreendimentos vão ter acesso a benefícios tributários que estimulam a instalação de novas unidades, modernização de processos e aquisição de equipamentos.

Juntas, essas empresas já investiram mais de R$ 460 milhões em seus projetos e geram atualmente 9.490 empregos, sendo 2.487 novos postos de trabalho. O apoio da Sudene deve ampliar esse impacto econômico e social na região.

As propostas foram analisadas e aprovadas pela Diretoria Colegiada da autarquia, responsável pela gestão dos instrumentos de desenvolvimento regional. Segundo o coordenador-geral de Incentivos Fiscais da Sudene, Silvio Carlos, esse tipo de benefício permite que empresas ampliem sua competitividade e contribuam para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
A maior parte das solicitações (25) refere-se à redução de até 75% no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), por um período de dez anos. Desse total, 16 empresas vão usar o incentivo para implantar novos empreendimentos, enquanto 9 optaram por modernizar seus processos produtivos. Outras 5 companhias solicitaram o benefício de reinvestimento de 30% do IRPJ em equipamentos.

Os projetos contemplam atividades industriais (14 empresas), agroindústria, infraestrutura e turismo. Entre os setores estão alimentos, móveis, farmoquímicos, calçados e minerais.


Os empreendimentos estão distribuídos pelos estados de Alagoas (2), Bahia (5), Ceará (8), Espírito Santo (5), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (2), Piauí (2), Rio Grande do Norte (3) e Sergipe (1).


“São iniciativas que fortalecem a economia da região, estimulam a geração de empregos e atraem mais investimentos,” destaca Heitor Freire, diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene.


Para o superintendente da autarquia, Danilo Cabral, a concessão dos incentivos fiscais é uma demonstração do papel estratégico da Sudene no desenvolvimento regional. “Nosso compromisso é transformar esses instrumentos em mais oportunidades, empregos e qualidade de vida para a população,” afirmou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário