sexta-feira, 15 de março de 2024

Açude Dourado Volta a Sangrar Após Quatro Anos; População Celebra o Momento

O principal reservatório do município de Currais Novos, o Açude Dourado, voltou a sangrar após quatro anos, trazendo alívio e esperança para a região. O fenômeno ocorreu durante o fim da noite de quinta-feira (14), surpreendendo e alegrando dezenas de pessoas que testemunharam o transbordamento das águas.

A sangria, que começou por volta das 23h35, foi acompanhada com entusiasmo pela população local. O espetáculo da natureza foi visto como um sinal positivo, já que o manancial não atingia esse nível há quatro anos.

Atualmente, o Açude Dourado segue para o Açude Gargalheiras, através do Rio São Bento. Segundo Judson Pereira, observador do Instituto da Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o manancial está com uma sangria com lâmina d’água de 8 cm nesta sexta-feira (15), de acordo com as réguas do reservatório.

Desde ontem, o avanço registrado nas réguas foi de 56 centímetros do nível do manancial, indicando uma recuperação significativa em um curto período.

O retorno da sangria do Açude Dourado é motivo de comemoração e renova as esperanças da população local, que enfrentou períodos difíceis de seca nos últimos anos. Esse momento também destaca a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso consciente da água, mesmo em tempos de abundância

Nenhum comentário :

Postar um comentário