Relatório aponta que mais de mil pessoas recorreram à plataforma
Mais de mil pessoas entraram em contato com a plataforma Fala.Br, na última semana, para reclamar por não terem sido contempladas com o auxílio emergencial
pago pelo governo federal. O auxílio, que será pago em três parcelas de
R$ 600, é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores
individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por
causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Segundo a Controladoria-Geral da União
(CGU), responsável pelo Fala.BR, 1.077 (68%) das manifestações sobre o
auxílio emergencial, apenas nos últimos sete dias, são de pessoas que
tiveram o benefício negado. “Nas manifestações, os cidadãos alegam se
enquadrar nas exigências por estarem desempregados, sem vínculos, ou não
se encontrarem na situação descrita como motivo de negativa do
benefício, e pedem revisão ou alguma medida para receber o auxílio
devido”, explicou um relatório da CGU sobre o Fala.BR.
O relatório mostra que ainda existem muitas
dúvidas da população sobre o auxílio. O Fala.BR também identificou
reclamações de falta de orientação e dificuldades de solicitar reanálise
no pedido. “Há, por exemplo, relatos de pessoas que tiveram
dificuldades de contestar a negativa por meio do aplicativo, tendo em
vista supostos erros que ocorrem na solicitação, e pessoas que não
conseguiram soluções pelos telefones tridígitos apropriados”.
Ontem (11), em audiência pública
da Comissão Mista do Congresso Nacional que acompanha as ações de
combate ao novo coronavírus, o presidente da Caixa Econômica Federal,
Pedro Guimarães, atribuiu as longas filas vistas nos primeiros dias do
pagamento às dúvidas das pessoas sobre o auxílio. Segundo ele, 60% das
filas eram composta de gente que não tinha certeza se tinha direito de
receber, e tinha dúvidas a tirar. Ele acrescentou que 30 milhões de
pessoas que solicitaram o auxílio não estavam habilitadas para
recebê-lo.
O auxílio está sendo pago para trabalhadores informais de baixa renda e a beneficiários do Bolsa Família. O projeto de lei, já aprovado no Congresso, que amplia o pagamento a mais categorias, ainda depende da sanção do presidente da República para entrar em vigor.
Fala.BR
Na plataforma Fala.Br, disponível no site da
CGU, é possível que qualquer cidadão solicite acesso a informações
públicas, faça elogios ou reclamações, encaminhe sugestões, sugira
ideias para desburocratizar o serviço público, faça solicitações ou
registre denúncias.
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