segunda-feira, 8 de maio de 2017

Adutora emergencial do Seridó será ativada nesta semana

Adutora emergencial do Seridó entrou em operação nesta semana. A expectativa é do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que está executando a obra. A liberação de água vai ser alternada entre as cidades de Caicó e para as cidades da região da Serra de Santana.
A água abastecerá por 15 dias cada uma das cidades, revezando o período. Em princípio, o rodízio de 72h, estabelecido em Caicó, permanecerá como ocorre atualmente. Cerca de 180 mil habitantes serão beneficiados com as águas da adutora, que será usada para consumo humano.
Também serão beneficiadas Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas. O início da operação para essas cidades acontecerá nos próximos dias, segundo a gerente.
A adutora terá 63,3 quilômetros de extensão, a partir da Estação de Bombeamento do Sistema Adutor Serra de Santana, em Jucurutu, que funciona com água retirada da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A responsabilidade da implantação é do Dnocs.
O Seridó é a região do RN com a situação mais crítica no tocante ao abastecimento de água. Caicó entrou em colapso no abastecimento em novembro passado.
Desde meados do ano passado o volume de água armazenada na barragem Armando Ribeiro, só vinha caindo. Em fevereiro, essa curva foi interrompida. A adutora Serra de Santana atende a 45 mil pessoas e deve ampliar esse universo para 87 mil pessoas quando atingir os outros três municípios, além de Caicó.
Emergência
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, renovou no mês passado, por 180 dias, o reconhecimento da situação de emergência em 153 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. Para a operação carro-pipa, nos três últimos meses, o MI destinou cerca de R$ 25,6 milhões.

Nenhum comentário :

Postar um comentário