quinta-feira, 21 de abril de 2016

Trecho de ciclovia inaugurada em janeiro desaba no Rio; 2 pessoas morrem

Um trecho da ciclovia Tim Maia, inaugurada em janeiro, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, desabou na manhã desta quinta-feira (21). Duas pessoas morreram, segundo o Corpo de Bombeiros. Buscas continuam sendo feitas por homens do Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.
Segundo uma testemunha relatou à GloboNews, uma série de ondas fortes teriam batido na ciclovia antes da queda. "A onda varreu a pista, que se desfez como papel", disse o homem. Outra testemunha disse ter visto três pessoas caírem no mar no desabamento.Trecho da ciclovia Tim Maia, na Zona Sul do Rio, desaba (Crédito: Athos Moura/CBN)
No Facebook, o usuário Eric Poseidon publicou um vídeo logo após a queda (abaixo). No vídeo, ele pergunta a um bombeiro sobre o acidente. O oficial disse que havia descido na pedra abaixo da ciclovia e não viu ninguém. "Se houver alguém, está dentro da água", afirmou o bombeiro.
A queda interdita a avenida Niemeyer nos dois sentidos, onde fica a ciclovia.
Com 3,9 mil metros de extensão e 2,5 de largura, a ciclovia da Niemeyer é suspensa sobre o mar e foi inaugurada em 17 de janeiro. A construção começou em junho de 2014, ao custo de R$ 44,7 milhões. A via faz parte do "Complexo Cicloviário Tim Maia", que ligar o Leblon à Barra da Tijuca, na zona oeste, com 7 km de extensão.
Maresia
Antes mesmo da inauguração, em janeiro, já era possível notar marcas de ferrugem nas peças de ferro que prendem as grades na pista, desgaste que seria provocado pela maresia. Na época, a Secretaria Municipal de Obras informou que a Fundação Geo-Rio divulgou que "o material usado no guarda-corpo da ciclovia é um aço especial, adequado para ambiente com alta maresia".
A secretaria reconheceu, no entanto, que havia danos. "Os locais já atingidos pela ação da natureza estão recebendo reparos e não comprometem a integridade da via. Vale ressaltar que a área receberá manutenção rotineira", informou a secretaria, em nota, na época da inauguração.

Nenhum comentário :

Postar um comentário