sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Professora lagoanovense é tema de matéria da revista Folha Universal

Professora de ensino fundamental Paula Belmino e sua filha Alice
Matéria da Revista Folha Universal

Quanto tempo você dedica aos filhos?

Não permita que as pressões do dia a dia afetem a relação que você mantém com os pequenos
O cotidiano das mães brasileiras costuma ser repleto de tarefas. Trabalhar, fazer compras, estudar, encontrar os amigos e preparar a comida são apenas algumas atividades. Em meio às pressões do dia a dia, às vezes falta tempo para ficar com os filhos. Além disso, o uso cada vez mais frequente de celulares, tablets, videogames e computadores contribui ainda mais para o afastamento entre as mães e os pequenos.
Hoje, é comum encontrar crianças que passam muitas horas assistindo a vídeos, jogando e conversando com amigos nesses dispositivos.
À medida que o uso da tecnologia cresce, os momentos em família ficam mais silenciosos. Em vez de conversar, muitos preferem teclar e conferir as novidades nas redes sociais.

Dedicação

Será que os filhos estão recebendo todos os cuidados necessários? A escritora Viviane Freitas alerta em seu blog que a falta de atenção com os filhos pode ser muito prejudicial. “Já sabemos que tudo aquilo que alimentamos cresce e se torna forte, vigoroso. Já o que deixamos de alimentar, ou aquilo em que paramos de investir, tem tendência a enfraquecer, definhar.”
Para ela, os pais devem cultivar bons momentos em família, mesmo quando o tempo é curto. “Se os seus filhos estão em casa, no período de férias, não permita que a sua falta de atenção se transforme no modo ‘on’ dos videogames, de manhã até a noite. Se trabalha, inscreva-os em algum esporte. No final de semana, saia, visite um jardim, um museu, faça um programa diferente. Permita que eles ‘respirem’ além da sua área de conforto.”

A professora de ensino fundamental Paula Belmino, de 40 anos,também encontrou equilíbrio na relação com a filha Alice, de 9 anos. “Aproveito a hora do almoço para prepararmos juntas  uma salada, um suco e colocarmos a conversa em dia. E para saber como foi a escola, o que teve de novidade. Vemos filmes juntas, vamos à pracinha, tento fazer com que ela brinque mais ao ar livre. À noite vamos à igreja, ensaiamos para cantar juntas, conversamos e antes de dormir sempre tem história, oração e muito beijo”, enumera.

Para Paula, esses momentos têm ajudado Alice a se sentir mais segura e madura. “O importante é dar carinho e atenção mesmo impondo limites. Estar com a criança é emergente, urgente, primordial para que se desenvolva um adulto seguro, espontâneo, expressivo, que diz o que sente e que faz o que gosta”, completa.
Crie momentos inesquecíveis
- Desligue seu celular quando estiver fazendo algo com seus filhos.
- Faça ao menos uma das refeições do dia em família.
- Procure levar e/ou buscar a criança na escola.
- Faça perguntas e valorize o cotidiano de seus filhos.
- Crie momentos com os pequenos, como cinema em casa para ver um filme ou um desenho de que a criança goste.
- Cozinhe com seus filhos e aproveite esse tempo para transmitir-lhes valores.
- Acompanhe o dever de casa e o desempenho escolar deles.
- Crie suas próprias tradições familiares, como dia da pizza, dia do pijama, etc.
- Na hora de dormir, leia e conte histórias. Aproveite para contar a eles suas histórias pessoais também.

- Brinque com a criança.

Nenhum comentário :

Postar um comentário