sexta-feira, 4 de setembro de 2015

POTENCIAL TURÍSTICO - LAGOA NOVA, UM DOS MUNICÍPIOS INSERIDOS NO GEOPARQUE SERIDÓ


     É perceptível que o turismo é uma atividade cada vez mais crescente gerando renda para as localidades onde é desenvolvido. Na região do Seridó o turismo vem ganhando espaço como uma atividade que contribui na renda familiar, com os serviços de guia de turismo, venda de souvenirs, doces, pousadas, hotéis entre outros que são necessários para que a atividade turística possa se desenvolver.
 Especificamente no município de Lagoa Nova- RN o turismo vem sendo difundido e abrangendo diversos segmentos, dentre estes destaca-se o turismo cultural, turismo de aventura, turismo pedagógico além de diversos outros que vem abarcando turistas/visitantes. O município de Lagoa Nova/RN abrange a microrregião Serra de Santana, sendo o município que mais cresceu em habitantes de acordo com dados do último censo divulgado pelo IBGE, além disso, vem recebendo relevante número de turistas/visitantes fator este que vem contribuindo para que novos investimentos sejam feitos por munícipes e indivíduos de outros lugares contribuindo para a melhoria da infraestrutura.

Muito projetos já foram realizados em Lagoa Nova/RN fator que corrobora para a realização de pesquisas científicas e trabalhos acadêmico, um desses projetos, é o do Geoparque Seridó. O Projeto Geoparque Seridó vem desempenhando papel relevante no que concerne a educação e o turismo nessa região potiguar, que contempla os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. As discussões que vêm sendo realizadas com vistas à ampla discussão acerca da geodiversidade disposta na referida região, assim como os diversos usos que se podem ser feitos nesses espaços, inclusive o turístico. 

A ideia do projeto foi pioneiramente instituída por meio da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este último por intermédio do Prof. Marcos Nascimento (Departamento de Geologia da UFRN). O início do projeto se deu no ano 2010 e por diversas vezes foram realizadas discussões, palestras, trabalhos científicos dentre outras ações. A Rede Global de geoparque é hoje constituída por 111 geoparques, sendo 2 na América do Sul, com um deles no Brasil, chamado Geoparque Araripe (no Ceará). 

É importante ressaltar que dentre os municípios que compõem o Geoparque Seridó destaca-se Lagoa Nova, com o geossítio Mirante de Santa Rita, no qual permite deslumbrar paisagens de relevante beleza cênica, em uma altitude com clima frio que abrange maior parte do ano no município, sendo este último um dos principais motivos pelo qual os turistas/visitantes procuram conhecer a localidade. Vale salientar que ainda existem inúmeros outros destaques da geodiversidade que serão no futuro inventariados.

Por Ednaja Faustino Silva de Moura.

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -Campus Central - Natal. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus de Currais Novos- RN. Técnica em Guia de Turismo Regional pelo Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui experiência na área de Turismo bem como recepcionista de eventos e ainda na organização destes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário