quarta-feira, 13 de abril de 2022

Geoparque Seridó recebe reconhecimento mundial da Unesco

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO reconheceu, no dia de hoje (13/04), o Geoparque Seridó como um território de relevância geológica internacional. A partir desta quarta-feira (13), esse território rico nos aspectos naturais e culturais, associados ao povo seridoense passa a fazer parte oficialmente do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO.

O resultado positivo coloca o Geoparque Seridó na seleta lista de Geoparques Mundiais da UNES
CO, que passa a contar com 177 geoparques em 46 países de todo o mundo, além de incluí-lo também na Rede de Geoparques Mundiais. Mais detalhes em https://www.unesco.org/en/articles/unesco-designates-8-new-global-geoparks

Os trabalhos neste território ainda embrionários em torno da ideia de um geoparque no sertão do Estado do Rio Grande do Norte começaram em 2010. Nesses 12 anos de trabalho, a população abraçou o projeto, os artesãos integraram sua arte e os empresários seus estabelecimentos, a gastronomia marcante nos deu força e hoje podemos finalmente dizer: somos um GEOPARQUE MUNDIAL!

Somos seis municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas consorciados entre si, com mais de cem mil pessoas que vivem numa região emoldurada por um patrimônio geológico único e belo, de relevância internacional.

No Seridó Geoparque Mundial da UNESCO tem uma das maiores minas de scheelita da América do Sul que se transformou num parque temático para todos vivenciarem a mineração. Também tem evidências de um dos mais recentes vulcanismos da plataforma Sul-Americana. Nas rochas deste geoparque estão registros de povos antigos que aqui viveram há 10 mil anos.

A paisagem, com montanhas, serras, planaltos e platôs, se veste da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro que embeleza nossa região semiárida, com fauna e flora de encher os olhos.

Um lugar único em torno do qual os gestores em parceria com a população, os pesquisadores, guias e condutores de turismo, prepararam para receber todo o mundo, sempre preocupados com a proteção da natureza.

Todos têm muito orgulho dessa terra e desse povo, o seridoense, e também de seus patrimônios natural (geológico e biológico) e cultural (material e imaterial).

Somos gratos a todos que direta e indiretamente contribuíram para esse momento mágico. E saibam que agora damos início a uma nova etapa, mas que continuará promovendo o desenvolvimento territorial sustentável, trazendo benefícios a toda população. Deixamos aqui nosso convite: venham nos visitar e vivenciar o GEOPARQUE SERIDÓ!

 

Comitê Técnico

Seridó Geoparque Mundial da UNESCO

Nenhum comentário :

Postar um comentário