quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Como acontece o trabalho em altura

Considerado uma atividade de risco elevado, o trabalho em altura acontece tanto nas hidrelétricas quanto nos parques eólicos.

Mas você sabe como acontecem essas atividades?

Para a realização deste trabalho é indispensável o uso de EPI’s como: capacete, cinto de segurança tipo paraquedista, bota, óculos, luva, trava quedas para cabo de aço e corda retrátil. No Projeto Eólico Gravier, por exemplo, algumas dessas atividades são realizadas cerca de 25 metros do chão, como a montagem dos componentes dos aerogeradores. Para iniciar qualquer atividade em altura no Projeto Eólico Gravier, os trabalhadores têm que passar por todas as etapas abaixo:

Mas além de muito treinamento, mapeamento e análises de risco (e uma boa dose de coragem), outras regras precisam ser seguidas como:

  • Os trabalhos em altura sempre são realizados com uma equipe de pelo menos duas pessoas;
  • É rigorosamente necessária a inspeção dos equipamentos: EPIs e EPCs antes da atividade;
  • Diariamente, os trabalhadores recebem reforço das orientações antes do início das atividades, bem como avaliação do seu estado de saúde;
  • No caso da operação que envolva içamento de cargas (equipamentos), existe um planejamento de segurança baseado na velocidade do vento e na condição atmosférica. A atividade só é desenvolvida se o vento não ultrapassar uma velocidade que varie entre 9m/s(32 km/h) e 10m/s(36 km /h), sem raios e chuva.

A Norma Regulamentadora para essa atividade (NR-35) define, entre outras coisas, que trabalho em altura é caracterizado por qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário