quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

CPI da covid aprova segundo indiciamento do Secretario da Saúde Cipriano Maia

Os deputados da CPI da Covid, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram nova alteração do relatório do deputado Francisco do PT para pedir o indiciamento do secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, num segundo processo, o que se refere à aquisição em caráter de urgência de materiais para atender às necessidades referentes ao contexto do COVID-19 do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN).

O relator, Francisco do PT não vislumbrou nenhuma irregularidade no processamento da aquisição, uma vez que foram seguidas as observações definidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre os entes ministeriais e o Estado do RN, segundo ele.

Porém os deputados da oposição, que são maioria na CPI apontaram “divergências grosseiras” nos pesos dos materiais adquiridos e limitação de concorrência, direcionando a contratação para empresa de interesse da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN).

“O direcionamento da contratação não foi a única ilicitude. Houve insipiência no processo de conferência da Sesap e a incapacidade da empresa de comprovação da empresa. A Sesap escolheu a seu próprio talante as empresas que gostaria que participassem do processo. Há ausência de qualquer justificativa sobre pesquisa de preço”, disse o deputado Kelps Lima (SDD).

Ele apontou ainda violação do princípio da publicidade que constitui ato de improbidade da administrativa e dano ao erário que recomenda ser investigado pelo Ministério Público Estadual; contratação direta ilegal e fraude no processo de dispensa de licitação. O voto de Kelps é apresentado em conjunto com os vereadores Getúlio Rego (DEM) e Gustavo Carvalho (PSDB).

A CPI da Covid iniciou a votação do relatório do deputado Francisco do PT nesta quarta-feira (15), dividindo-o por contrato. São 13 contratos investigados e votação será concluída amanhã.

Com informações de Tribuna do Norte

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/titular-da-sesap-recebe-segundo-indiciamento-na-cpi-da-covid-no-rn/527791

Nenhum comentário :

Postar um comentário