sábado, 16 de outubro de 2021

Professora Teresinha Aprígio completa 85 anos de idade

Dia 15 de outubro, além de ser comemorado o dia do professor, foi dia também de celebrar o natalício da professora Teresinha Aprígio. E para comemorar a data especial, a aniversariante recebeu em sua casa, familiares e amigos para juntos se confraternizarem pela data tão importante.

Histórico

Teresinha de Jesus Aprígio natural de Lagoa Nova/RN, nasceu em 15 de outubro de 1936. Seus pais: Manoel Domingos de Maria e Alexandrina Maria de Freitas, filhos naturais das primeiras famílias que aqui viviam, casaram-se no Cruzeiro da baraúna em 1935, e como primeira filha do casal também batizou-se ali pelas mãos do Pe. Omar Bezerra cascudo. 
Foi crescendo na educação do lar, com seus pais, avós e padrinhos sempre presentes na sua infância. Pessoas simples, não alfabetizadas mas, católicas, presentas na igreja partilhando o amor, as alegrias e também as tristezas. Cresceu trabalhando na roça, nas farinhadas e nas colheitas mais o seu sonho era ser professora e catequista. 
Não foi fácil mas, dialogando com seus pais e avós foi resolvido que a matriculariam na escola Isolada de lagoa Nova ( Hoje Casa Paroquial) estava com sete anos de idade. Sua primeira professora foi Bernadete Xavier de Góis. No mesmo ano começou a ser catequisada por Mons. Paulo Herôncio de Melo que depois passou a missão para a catequista Ana Inês Victor que a preparou para a primeira eucaristia que aconteceu no dia 04 de outubro na capela de São Francisco. 
Continuou estudando e na catequese, com 9 anos já sabia ler e escrever. Mons. Paulo Herôncio fundou a Cruzada Eucarística e lhe orientou pra ser catequista, presenteou-a com os livros e assim preparava as crianças para a 1ª Eucaristia que acontecia na capela à sombra da baraúna. Ao chegar na Diocese de Caicó, o Bispo Dom José de Medeiros Delgado, criou a Pastoral da Juventude Agrária Católica, e Monsenhor Paulo Pe. Da comunidade nos ensinou a responder a missa em latim e cantar nas missas dominicais, novenas e festas do padroeiro. Tudo isso acontecia mas, todos os dias trabalhava na roça com seu pai para ajudar a criar seus irmãos e tinha que chegar na escola com as lições decoradas e os trabalhos prontos. 
Sempre exerceu com amor , os trabalhos voluntários na igreja: campanhas para festa, barracas leilões, garçonete. E isso tudo acontecia a luz da lua e de faróis, pois não tinha energia e sim a boa vontade. Em 1952 com 16 anos de idade terminou o ensino fundamental nas escolas reunidas de Lagoa Nova com bons resultados e daí começou a ensinar particular em alguns lares alfabetizando crianças. 
De 1952 a 1957 substituiu professoras nas necessidades e gestações e catequisava as crianças da comunidade com recreação, dramas, passeios e pastoris. Foi monitora sob o olhar zeloso de Pe. Talvaci Salustino Soares de 12 escolas Radiofôncas no povoado de Lagoa Nova era um curso de alfabetização Rural através do rádio. 
Conseguiu ir à cavalo no sítio Chã do Espinheiro e Macambira em duas residências a do Sr. Silvino e de Severino Machado Guimarães, reunindo ali 68 trabalhadores Rurais que ali receberam as primeiras orientações explicando a importância do Sindicato Rural na vida do trabalhador. 
Foi muito valioso o processo de alfabetização através da Rádio Rural de Caicó, mesmo sendo a noite e sob à luz de faróis. Em 1958, época de grande seca, foi convidada pelo Sr. Antônio Aciole ( in memorian) para ensinar no sítio Espinheiro município de Currais Novos. Deixou sua comunidade para servir como professora, atendendo as necessidades daquele povo amigo. Residia na casa de Valdemar Pelógio e Isabel Alves de Medeiros ( in memorian) e a sala de aula era na casa de seu Manoel Pelógio feita de vara e coberta com palha. 
Era uma turma de 35 alunos multiseriada que durante um período de 4 anos 5 meses e 4 dias ensinava corte e costura , bordados, leitura e escrita. Catequizava crianças no Sítio Trangola para a 1ª Eucaristia onde quem celebrava era Pe. Auzônio que atendia na zona rural de Currais Novos e de Lagoa Nova. Em 1960 voltou para a casa de seus pais. Em 1961 lagoa Nova passou a ser cidade e meu trabalho no município passou a ser estadual substituindo a professora Nazaré Xavier de Góis. Fez curso de aperfeiçoamento em Angicos e Caicó no período de férias para obter melhores condições de ensino e em 1964 fui efetivada no estado do rio Grande do Norte como professora polivalente.
No dia 17 de dezembro de 1966 com 30 anos foi celebrado o seu enlace matrimonial com José Aprígio sobrinho, na Capela de São Francisco de Assis em Lagoa Nova pelo Pe. Talvaci Salustino Soares . Dessa união nasceram 14 filhos, criaram-se 10: 7 mulheres e 3 homens; suas pedras preciosas. Não foi fácil, mas conseguiram juntos educar na fé e nos estudos. 
Assumiu o seu lar e então entregou a catequese ao saudoso Francisco Jerônimo de Medeiros (Seu Chicó), pois agora tinha trabalho, filhos e casa para cuidar mas, continuou participando e ajudando a igreja como podia por exemplo: realizando novenas em casa de amigos com os santos a que eram devotos, e nessas ocasiões junto com outras companheiras cantava em latim que sabíamos e a tradição do mês Mariano em minha residência que já completou 30 anos.
Dessa forma também passou para seus filhos o amor por Jesus e pela igreja. Aposentou-se como professora em 08 de fevereiro de 1990. Aposentada, voltou para os trabalhos de pastoral na igreja. Com Mons. Ônio, assumiu a presidência do Apostolado da Oração onde ficou por 16 anos. Participou de retiros, preparação catequética em outras cidades do Seridó e foi revestida como o ministra da Eucaristia.
Em 2009, depois de 43 anos de vida conjugal seu esposo foi chamado por Deus. Foi sofrido e angustiante, mas com a força da Eucaristia e do Pe. Rivaldo o Pároco na época com seus conselhos e carinho continua como igreja, como membro do Apostolado, ministra da eucaristia, servindo o altar e dando assistência aos enfermos e necessitados e ainda ajudando na evangelização do setor missionário Betfajé onde antes foi coordenadora por mais de 6 anos, faz parte do grupo de cânticos, realiza a entronização do Coração de Jesus em várias residências. 
Paralelo a isso se divirto com amigos do Grupo de idosos Renascer onde participa de oficinas de pintura e artes, exercícios físicos e atividades culturais. Tem 81 anos, vive feliz com seus 10 filhos, 30 netos, 3 bisnetos, na paz com noras e genros e demais pessoas da família e comunidade.


Nenhum comentário :

Postar um comentário