quarta-feira, 1 de setembro de 2021

RN - Paciente com ECMO que aguardava transplante após complicações da Covid recebe novo pulmão em SP


Cirurgia teve duração de 12 horas e foi realizada no Hospital Albert Einstein.
Após ter a filha, Ana Rayane precisou ser intubada e tratada com ECMO — Foto: Arquivo da família

A potiguar Ana Rayane dos Santos Medeiros, de 31 anos, recebeu um novo pulmão na madrugada desta terça-feira (31) em São Paulo. A paciente estava usando ECMO - uma espécie de pulmão artificial -, após complicações da Covid-19.

A cirurgia foi realizada no Hospital Albert Einstein. Rayane foi transferida de Natal para São Paulo em 10 de agosto.

De acordo com a equipe médica chefiada pelo Dr Marcos Samano, cirurgião torácico, o procedimento teve duração de 12 horas e foi realizado sem intercorrências. Ana Rayane saiu da cirurgia estável, em uso da ventilação mecânica e da ECMO.


Segundo Dr Renato Max, especialista em ECMO e responsável pela equipe que assistiu a paciente no Hospital Promater, em Natal, a paciente continua estável, sedada, e em uso da ventilação mecânica e do pulmão artificial. "A equipe de São Paulo vai avaliar aos poucos a resposta ao transplante e verificar se existem condições de retirada da ECMO inicialmente. Mas, até o momento, todos estão satisfeitos com o resultado", explica.
inda de acordo com ele, a Rayane chegou a despertar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Ela falou com o marido e depois voltou a ser sedada para maior segurança, avaliação de parâmetros e controle da dor", detalhou.
Assim que receber alta hospitalar, ainda sem previsão para acontecer, a paciente vai continuar em São Paulo para iniciar um processo de reabilitação. "Ainda existe uma estrada longa pela frente na recuperação. Nós, da equipe que a assistiu em Natal, estamos na torcida e rezando muito pela recuperação da Rayane", conta Dr Renato.

Natural de São Vicente, no Seridó potiguar, Ana Rayane foi diagnosticada com Covid em junho de 2021, quando ainda estava grávida. Ela foi internada em uma quinta-feira e no dia seguinte teve o bebê. Depois de três dias, teve uma piora no quadro e precisou ser intubada. A situação se agravou ainda mais e Ana Rayane precisou do tratamento com ECMO.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário