quinta-feira, 22 de julho de 2021

Pesquisadores da UFCG desenvolvem plataforma para diagnóstico de Covid-19 a partir de radiografia

Plataforma gratuita usa inteligência artificial e pode ser acessada de qualquer dispositivo

 imagem sem descrição.

Já está disponível para uso dos profissionais de saúde uma plataforma para auxiliar no diagnóstico de Covid-19. Trata-se da DiagnoSiS, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A plataforma é gratuita e pode ser acessada de qualquer dispositivo, seja tablet, smartphone, desktop ou notebook.

 

A pesquisa foi coordenada pelo professor Hélder Alves Pereira, do curso de Engenharia Elétrica, e contou com a participação do ex-aluno Elton Brasil da Costa, que atualmente é engenheiro eletricista da VERTIV, nos Estados Unidos, e dos graduandos João Pedro dos Santos Silva, Júlio Mike Medeiros de Oliveira, Letícia Chaves Lima Cananéa e Pedro Henrique dos Santos Almeida.

Com um banco de dados de 16 mil imagens, a plataforma utiliza técnicas de inteligência artificial e é capaz de classificar em até 45 segundos quatro possíveis patologias: COVID-19, enfisema pulmonar e pneumonias bacteriana e viral.

A plataforma pode ser usada a partir de qualquer navegador com acesso a internet. Basta digitar http://diagnosispb.com/. Ao iniciar a aplicação, o usuário irá se deparar com um formulário optativo para identificação do paciente e carregamento da imagem do exame de radiografia. O programa fará um recorte da região pulmonar e realizará a análise da região confirmando tratar-se de um exame normal ou acometido com alguma doença.

O desenvolvimento do DiagnoSIS durou 11 meses e custou R$ 80 mil, destinados à aquisição de máquinas computacionais com alto poder de processamento, de domínio, servidor na nuvem para realização de futuras pesquisas e funcionamento ininterrupto da plataforma por 10 anos. Os recursos foram obtidos através do Edital Nº 003/2020 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Para o pesquisador, Elton Brasil, a tecnologia desenvolvida será uma grande aliada para dar celeridade aos diagnósticos. “A COVID-19 ainda traz muitos questionamentos e informações novas. Diversos trabalhos vêm sendo publicados na literatura reforçando a utilização de imagens para o diagnóstico e classificação dessa doença. Pretendemos expandir a capacidade da nossa plataforma com as ferramentas disponíveis na internet, bem como seus respectivos códigos fonte. Acreditamos que a rede de colaboradores interessados no tema de pesquisa se tornará maior e mais colaborativa, principalmente, no cenário mundial que estamos vivendo em busca de soluções para uma doença parcialmente desconhecida e altamente contagiosa”, destaca.


Código livre


O projeto “Plataforma computacional Open Source baseada em Deep Learning para auxílio na detecção/diagnóstico do COVID-19 a partir de imagens de exames de radiografia” foi desenvolvido em código livre. Todos os códigos fonte dos módulos implementados, bem como a interface gráfica, podem ser acessados via GitHub - https://github.com/projetofapesq.

 

Para contato, suporte e esclarecimentos quanto ao uso da plataforma DiagnoSiS, entre em contato com a equipe através do e-mail projetofapesq@ee.ufcg.edu.br.

 

(Ascom UFCG)

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário