domingo, 9 de maio de 2021

LAGOA NOVA COMPLETA 59 ANOS NESTE 10 DE MAIO

Apesar de se comemorar tradicionalmente o aniversário de Lagoa Nova no dia 02 de janeiro, a lei que criou o município foi aprovada e publicada no diário oficial do Estado no dia 10 de maio do ano de 1962. Portanto, esta é a data oficial da emancipação política de Lagoa Nova, sendo, portanto, a data de aniversário do município. 

No ano de 1962 foram criados 27 municípios no Rio Grande do Norte, dentre eles Lagoa Nova, por força da Lei 2.777 de 10 de maio daquele ano. Todos os municípios, em todos os lugares, comemoram aniversário sempre no dia de sua emancipação política, porém, em Lagoa Nova, essa comemoração ocorre tradicionalmente no dia 02 de janeiro que é o dia da posse de seu primeiro prefeito. 

Esse tema veio a público no último sábado, trazido pelo jornalista Marcus César Cavalcanti, que também é historiador e autor da obra Terras Potiguares, em seu programa na Rádio Serrana de Lagoa Nova. Para o historiador Marcus César, há um equívoco na data dessa comemoração, que precisa ser corrigido, pois, dessa forma, é como se o município tivesse quase um ano a menos do que realmente tem. 

Por exemplo, o município está completando  59 anos agora neste 10 de maio, mas na prática e para o entendimento da população, só completará no próximo ano em janeiro. Enquanto isso, todos os demais 26 municípios criados no mesmo ano de 1962 irão comemorar 60 anos de fundação no próximo ano e, de acordo com a tradição, não havendo a correção, Lagoa Nova vai esperar para comemorar 60 anos somente em 2023. 

Marcus César acrescenta que esse equívoco precisa ser corrigido também na bandeira do município, onde consta impresso o ano da realização do primeiro fato histórico ocorrido no território de Lagoa Nova, que foi a celebração da primeira missa e diversos batizados e casamentos, sob a sombra da frondosa Baraúna e o ano da sua fundação, ou seja, 1931 e 1963, respectivamente, quando o ano oficial da fundação é 1962. 

O jornalista Marcus César acrescenta ainda que sua observação não reflete nenhum tipo de crítica as gestões do município, nem a atual e nem as anteriores, acreditando que isso ocorreu por equívoco da primeira gestão e foi se incorporando na tradição, embora precise ser corrigido por tratar-se de matéria envolvida em vários universos, como o legal, o histórico e o cultural. 

Diante das explicações do historiador Marcus César Cavalcanti, espera-se providências da Câmara Municipal nesse sentido, para dar legitimidade ao aniversário da cidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário