sábado, 30 de janeiro de 2021

Vídeo mostra corpos acumulados em necrotério de hospital para Covid-19 em Roraima

Ao menos 12 corpos são mostrados em uma sala e um corredor do HGR, em Boa Vista, que é a única unidade para tratar casos graves da Covid-19 em todo o estado. 

Um vídeo mostra corpos acumulados no necrotério do Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, que atende exclusivamente casos de Covid-19 em razão da fase grave da pandemia que o estado enfrenta. As imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (29).

Ao menos 12 corpos ensacados são mostrados em uma sala e um corredor do HGR, que é a única unidade de todo o estado para tratar casos graves da Covid-19.

O vídeo foi gravado nesta quinta-feira (28), quando Roraima registrou seis mortes e havia outras 74 em investigação, segundo o boletim da Secretaria de Saúde (Sesau).

Conforme o presidente do sindicato das empresas funerárias de Roraima e administrador do cemiterio campo da saudade, Anselmo Martinez, todas as funerárias do estão habilitadas a transportar vítimas do coronavírus no estado.

"Uma das coisas que pode acontecer é o hospital ficar travando a liberação dos corpos. O cemitério está preparado para receber até 30 corpos simultaneamente, recebemos e vamos distribuindo ao decorrer do dia", afirmou.

Procurada, a Sesau afirmou que as imagens não "condizem com a realidade de mortos registrados em Roraima", porém não explicou porque os corpos estavam no necrotério e reafirmou que foram registrados seis óbitos nesta quinta.

A presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Rosa Leal, afirmou que o estado vive um colapso porque mesmo tendo abastecimento de oxigênio, faltam profissionais e respiradores.

"Temos que entender que estamos enfrentando neste momento um vírus que tem transmissibilidade muito maior, uma letalidade maior e que não está com preferência por grupos de risco, está contaminando pessoas jovens e saudáveis, que acabam indo a óbito", afirmou.

No total, o estado tem 73.654 casos de infectados pelo novo coronavírus e 849 mortes confirmadas pela doença. Nesta sexta, o HGR voltou a apresentar taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI para coronavírus. 

G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário