segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Família presta queixa contra escola após menina negra ser encoberta em propaganda; direção diz que não foi proposital

Estudante tirou foto ao lado de outros três garotas brancas; família registrou boletim por racismo em Jundiaí (SP).

 


A família de uma menina negra de 10 anos registrou boletim de ocorrência contra a escola por ela ter sido tampada em uma propaganda nas redes sociais da unidade. O caso deve ser investigado pelo 7º Distrito Policial.

De acordo com o registro, o pai da estudante relatou que estava na casa de amigos quando a filha viu a publicação no perfil do Colégio Domus Sapiens. O anúncio publicitário tinha quatro meninas, sendo três brancas e a garota negra.

Na arte, havia o texto: "Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência - Paulo Freire”.

Segundo o pai, a família recebeu mensagens de indignação pela publicação. No entanto, a escola foi informada pelos parentes da aluna e a publicação retirada.

 

Uma nova foto foi repostada sem a arte e com todas as meninas. O delegado deve ouvir os envolvidos nos próximos dias.

Em nota, o colégio enviou a ocultação da imagem da aluna em questão não foi propositalmente escolhida por critério racial, e sim, pelo critério geral de posicionamento da caixa de texto nas fotos divulgadas sequencialmente na rede social. Veja na íntegra abaixo a nota do colégio ao G1.

 

"Ao contrário da interpretação dada pelos usuários em questão e das injuriosas acusações, na data de 20/11/2020 a Agência de Publicidade contratada pelo Colégio elaborou ao todo 41 postagens, em pacote, sendo que em praticamente todas as postagens feitas naquela oportunidade, o lado escolhido para a colocação da caixa de texto é justamente o lado direito da foto, se sobrepondo aos rostos de muitos outros alunos, em outras fotos, inclusive, alunos brancos, com o intuito de seguir um padrão estético na diagramação da publicidade (já que as fotos seriam lidas em sequência).

Ou seja, analisado o conteúdo da publicidade feita naquela data, não sobreleva qualquer dúvida de que a ocultação da imagem da aluna em questão, não foi propositalmente escolhida por critério racial, e sim, pelo critério geral de posicionamento da caixa de texto nas fotos divulgadas sequencialmente na rede social.

O colégio, ao longo de uma trajetória dedicada à inclusão social e à censura de toda e qualquer prática discriminatória, apoia decisivamente as ações visando coibir o racismo e a disseminação de propagandas de ódio e violência. essa é a nossa missão perante a comunidade e na formação de nossos alunos."

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário