quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Geoparque Seridó entra na lista de candidatos a Geoparques da Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) escolheu o Geoparque Seridó como um dos 20 candidatos a Geoparques Mundiais em 2020. Ao todo, foram selecionados 20 geoparques em 16 países, além da ampliação de três já existentes.
O Geoparque Seridó, além de ser um projeto de extensão da UFRN, é uma área de 2800 quilômetros quadrados que inclui os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, localizados no Seridó potiguar. A área foi investigada pelo professor Marcos Nascimento, responsável pelo projeto, e sua equipe, que reúne professores, alunos e moradores destes municípios, com o intuito de identificar um patrimônio único no mundo.

Nos trabalhos de campo, notou-se que o patrimônio do Geoparque tem milhões e até bilhões de anos. Há formações rochosas com dois bilhões de anos e paisagens com relevos de mais de 20 milhões de anos. Além dessas descobertas, o grupo também realizou palestras nas localidades, explicando à população a funcionalidade de um geoparque e a importância que tem esse território seridoense. Afinal, isso é extensão: levar o conhecimento desenvolvido na universidade para a comunidade, quebrando o argumento que a universidade fica apenas em si mesma.
Marcos conta que, após a descoberta, os gestores públicos enxergaram o projeto como uma forma de promover, e também desenvolver, o território de uma forma sustentável. Atualmente, está sendo criado o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, uma ligação entre os municípios, a UFRN e o Governo do Estado. O RN acabou se unindo a fim de levar o projeto para frente e conseguir o destaque mundial.
Agora, reconhecido como aspirante, no dia 17 de março, o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO dará conhecimento à União Internacional de Ciências da Terra, ao Conselho do Programa Internacional de Geociências e ao público em geral das novas aplicações para 2020. Após a visita técnica da Unesco, para conferir o local, o Seridó pode ser reconhecido como geoparque mundial em setembro deste ano.

Confira a lista:


Bolívia

Torotoro

Brasil

Caminhos dos Cânions do Sul
Seridó

China

Longyan
Xingyi

Coreia do Norte

Mount Paektu

Equador

Napo Sumaco
Tungurahua

França

Armorique
Normandie-Maine

Alemanha

Ries

Irã

Aras

Jordânia

Mujib

México

Huasteca Potosina

Nova Zelândia

Waitaki Whitestone

Polônia

Land of Extinct Volcanoes

Suécia

Platåbergen

Tailândia

Khorat

Reino Unido

Mourne Gullion Strangford

Vietnã

Ly Son-Sa Huynh

Nenhum comentário :

Postar um comentário