sexta-feira, 29 de novembro de 2019

RN tem 18 municípios em sistema de alerta de abastecimento de água

Apesar de 2019 ter sido um ano de chuvas dentro da média após seis anos de seca no Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado ainda estão longe de se recuperar, e 18 cidades encontram-se com o sistema de abastecimento em alerta, ou seja, em possibilidade de entrar em colapso até a chegada da estação de chuvas do ano seguinte.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos está com um volume 25,12%
Atualmente, apenas duas das cinco cidades que se encontravam em situação de colapso no ano de 2018 permanecem nessa situação: Paraná e São Miguel, ambas no Alto-Oeste potiguar. O número de cidades em situação de rodízio também diminuiu: em 2018, eram 92, enquanto em 2019, 81 permanecem nessa situação.

Durante o ano, as reservas hídricas dos principais reservatórios do estado apresentam estabilidade em relação ao ano anterior, o que é visto como um aspecto positivo por quebrar as quedas que vinham acontecendo nos anos anteriores.

De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), enquanto em 2018 as reservas totais do estado correspondiam a 23,55% da capacidade de acumulação dos reservatórios, em 2019 as reservas encontram-se em 24,29%.

De acordo com o Igarn, "no panorama atual, terminamos o inverno em situação melhor do que no ano anterior, o que deverá nos levar a chegar à próxima quadra invernosa em situação melhor que no ano passado". Até o momento, as previsões meteorológicas apontam para um inverno dentro ou acima do normal para o próximo ano, o que, de acordo com o Instituto, "deverá ir melhorando gradativamente nossas reservas hídricas e, por consequência, garantir maior tranquilidade na gestão dos recursos hídricos".

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, por exemplo, está com um volume maior (25,12%) do que no ano anterior (22,24%). Na prática, isso representa um adicional de 62,4 milhões de metros cúbicos a mais para o reservatório. Apesar disso, 19 dos 47 reservatórios do estado com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos encontram-se com volumes abaixo de 10% ou secos, o que corresponde a 40,4% dos mananciais monitorados no estado.

Projeto de adutoras permanece sem recursos
Enquanto as águas da transposição do Rio São Francisco tem previsão para chegar ao Rio Grande do Norte apenas em 2021, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), continua realizando uma série de obras hídricas que prometem garantir o abastecimento permanente da maior parte das cidades do Estado que se encontram na região de clima semiárido.

A mais aguardada, a do Complexo de Oiticica, encontra-se 77% concluída, enquanto a recuperação da barragem de Passagem de Traíras aguarda a transferência de recursos já assegurados do DNOCS, e o Projeto Seridó, que pretende reunir sete adutoras que vão levar as águas da barragem de Oiticica para as cidades do Seridó, permanece sem recursos assegurados ou perspectiva de início.

O “Projeto Seridó”, acordo com o secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti, pretende criar um sistema interligado de adutoras regidas por um Centro de Comando Operacional, que vão garantir um abastecimento permanente à região do Seridó, permitindo enviar água de uma cidade para a outra. "Na hora que o Projeto Seridó estiver concluído e todas as cidades abastecidas, vamos poder usar a água dos açudes da região exclusivamente para a agricultura, acabando com o problema do desabastecimento".

Entretanto, o projeto, orçado inicialmente em R$ 150 milhões, e que já teve os valores corrigidos para R$ 170 milhões, permanece sem recursos assegurados. De acordo com o Secretário, o Governo Federal sinalizou que pode liberar parte dos recursos caso a obra seja em parte financiada por meio de emendas parlamentares impositivas. Entretanto, a obra ficou de fora do pacote previsto inicialmente pela Bancada Federal do Rio Grande do Norte. “Estamos tentando sensibilizar os deputados para a importância dessa obra”, afirma João Maria.

Cidades com sistema de abastecimento em alerta

São Francisco do Oeste
Pau dos Ferros
José da Penha
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
Ouro Branco
Doutor Severiano
Água Nova
Coronel João Pessoa
Venha Ver
Riacho de Santana
Rafael Fernandes
Marcelino Vieira
Tenente Ananias
Cruzeta
São José do Seridó
Acari
Currais Novos

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário