terça-feira, 1 de outubro de 2019

Ex-jornalistas da Globo criam programa de TV para analisar e criticar o JN

 
Estreou nesta segunda-feira (30), com a promessa de ser diário, "Nocaute no Jornal Nacional: O Outro Lado do JN". O programa, apresentado no You Tube pelo jornalista Chico Malfitani, nasce com "a ambição de fazer a crítica do mais importante telejornal da televisão brasileira nos últimos 50 anos".
O programa é uma criação do site Nocaute, do jornalista, escritor e político Fernando Morais, autor de livros como "Olga", "Chatô", "Corações Sujos" e "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", entre outros, e no momento escrevendo uma biografia do ex-presidente Lula.
Chico Malfitani trabalhou em diferentes veículos de imprensa, como Veja, Folha, TVs Globo, Band e Record, antes de se tornar especialista em marketing político, dirigindo campanhas eleitorais de candidatos de esquerda. Também participam da criação do programa os jornalistas Alberto Villas, que foi editor-chefe do "Jornal da Globo", do "Hoje" e chefe de redação do "Fantástico", e Alcides Moreno.
Malfitani entrou ao vivo assim que terminou a edição desta segunda-feira do JN e comentou, criticamente, quatro notícias apresentadas pelo telejornal da Globo.
Sobre a tragédia de Brumadinho, que completou oito meses, o JN mencionou o número de mortos, mas "esqueceu de dizer que ninguém foi preso até hoje", observou o apresentador. E ao falar da fraude cometida por forasteiros que se mudaram para a cidade em busca do benefício de um salário mínimo, o telejornal não registrou, segundo ele, que isto sinaliza "o nível de miséria que estamos vivendo".
Malfitani comentou também a notícia sobre a liberação de parte da verba do Ministério da Educação que estava bloqueada e desdobramentos da intenção do Partido Democrata, nos EUA, de abrir um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.
Por fim, comentou o noticiário sobre o pedido da Lava Jato para que o ex-presidente Lula mude para o regime semiaberto. "A Lava Jato, que sempre se preocupou em prender as pessoas, agora está preocupada em soltar Lula. E o Jornal Nacional não perguntou: por que esses procuradores estão querendo a liberdade de Lula?"
Procurei a Globo em busca de um comentário sobre o programa, mas a emissora não respondeu.
Veja abaixo o programa de estreia:

Nenhum comentário :

Postar um comentário