sábado, 31 de agosto de 2019

Canal de Whatsapp para combate às fake news já respondeu 11,5 mil perguntas em 1 ano

 Resultado de imagem para Canal de Whatsapp para combate às fake news já respondeu 11,5 mil perguntas em 1 ano
Você já recebeu alguma mensagem sobre vacinas, doenças e remédios e ficou se perguntando se aquilo era verdade?

As fake news são espalhadas diariamente nas redes sociais. Algumas são inofensivas, mas muitas podem colocar a vida das pessoas em risco.

Para combater a propagação de notícias falsas, o Canal Saúde Sem Fake News, do Ministério da Saúde, responde dúvidas sobre boatos espalhados na internet por meio de um número do WhatsApp.

De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira, desde o lançamento da ferramenta, há um ano, já foram respondidas cerca de 11,5 mil mensagens. A maior parte das dúvidas são referentes à vacinação, como malefícios da vacina e vacinas anticâncer, mas os profissionais responsáveis pela ferramenta também recebem perguntas sobre cura de doenças e alimentos infectados.

Segundo o ministério, a propagação desse tipo de informação é grave e pode até matar, já que algumas das notícias ensinam as pessoas a fazerem remédios caseiros, que na verdade não são seguros para consumo.

Para tirar dúvidas, mande uma mensagem no WhatsApp para o número 61 99289 – 4640. Você também pode se informar no portal do Ministério da Saúde em: saúde.gov.br/fakenews.

Nenhum comentário :

Postar um comentário