segunda-feira, 15 de julho de 2019

Previdência: governadores articulam inclusão de estados no Senado e buscam receitas extras



A exclusão de estados e municípios da reforma da Previdência fez com que governadores buscassem saídas alternativas para fechar suas contas. No momento, três saídas são estudadas: articular a reinclusão no Senado; encaminhar propostas avulsas nas Assembleias ou intensificar o lobby para garantir receitas extras para os governos regionais.

Quem lidera a articulação: Governadores do Nordeste, como Wellington Dias (PT-PI), podem aglutinar os partidos de oposição. Mas os de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), já estão em negociações com os senadores de seus estados. Outra voz importante é a do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Saídas: O provável relator da reforma no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que é grande a chance de incluir estados e municípios nessa etapa da tramitação. Especialistas em contas públicas como o economista Raul Velloso não vêem outra saída se o pleito dos Estados não for considerado no Senado: recorrer ao STF.

Nenhum comentário :

Postar um comentário