sábado, 23 de março de 2019

Em audiência pública governo do estado detalha o andamento dos tramites que tratam da pavimentação da RN-087, trecho Lagoa Nova – Cerro Corá



Audiência pública para discutir a pavimentação da RN-087, trecho Lagoa Nova- Cerro Corá realizada na manhã deste sábado(23), na escola Manoel Belmino, localizado na zona rural de  Cerro Corá foi muito importante e muito representativa, ela contou com a presença dos gestores dos dois municípios, além de vereadores e lideranças sindicais dos Trabalhadores, presidente das associações rurais e muitas pessoas dos dois municípios serranos. A audiência foi muito esclarecedora, onde o representante do governo explicou aos participantes que a gestão da governadora  está fazendo tudo para realizar a obra.

Inclusive a obra era considerada perdida, já tendo sido licitada e a empresa foi autorizada, e desde agosto está parada. Mas desde que assumiu em 2019, o governo tem se dedicado para destravar as inúmeras obras paradas e com muitos problemas nos projetos, mas já está sendo agilizado as correções nos projetos e resolver o problema das obras paradas. A RN-087, trecho que compreende Lagoa Nova – Cerro Corá é uma obra de prioridade da governadora Fátima, e ela determinou prioridade absoluta nesta obra que é importante para a região e pelo bem que ela vai nos empreendimentos e o turismo na região de Cerro Corá e Lagoa Nova. E o governo não pode perder os quase 9 milhões de reais que é o custo estimado da obra. A princípio havia três barreiras, que o governo está resolvendo, a primeira delas foi a autorização de acesso que passa em uma parte de terra do INCRA, já resolvido. A segunda é um proprietário, que está em negociação para tentar que ele faça a doação ou aguardar pela via judicial. A terceira é a cerca, onde   alguns proprietários avançaram suas construções no leito da estrada, contrariando uma norma vigente que regulariza as construções nas margens das vias estaduais. Para contornar essas situações, o governo está solicitando e notificando que os proprietários afastem um pouco as cerca como manda a legislação. Pois se caso for preciso buscar as vias judiciais, haverá demora e pode causar a perda dos recursos. O interlocutor do governo estadual secretário pediu aos proprietários que aceitem que o projeto construa a cerca onde precisa ser construída, inclusive  sem despesa alguma para o dono da terra. Ele lembrou que foi feito um ajuste no trajeto para que não houvesse nenhuma desapropriação, basta agora que os proprietários concordem e cumpram a legislação, colocando a cerca onde ela deve ser feita. Resta agora aguardar o posicionamento da comunidade sobre essa questão que no momento está causando o atraso do início das obras. Para contatar os proprietários as prefeituras de Lagoa Nova e Cerro Corá vão auxiliar o governo do estado, fazendo o contato com os proprietários, onde serão apresentados os documentos e a legislação vigente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário