quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Nissan decide tirar Carlos Ghosn da presidência do conselho

Ele está preso no Japão por suspeita de sonegação e fraude fiscal. Montadora diz que aliança com Renault continua inalterada.

Japoneses assistem reportagem sobre Carlos Ghosn nas ruas de Tóquio nesta quinta-feira (22) — Foto: Kazuhiro Nogi / AFP

O conselho de administração da Nissan decidiu retirar o brasileiro Carlos Ghosn da presidência do conselho da montadora nesta quinta-feira (22). Ele está preso sob suspeita de sonegação e fraude fiscal.
Além do afastamento de Ghosn, os membros do conselho também aprovaram a remoção de Greg Kelly de sua posição como diretor-representativo.
A Nissan também afirmou que criará um comitê especial para buscar um substituto para o executivo, além de viabilizar uma comissão especial de governança para os próximas presidências.
De acordo com a montadora, a parceria com a Renault continua inalterada e sua missão é "minimizar o potencial impacto" na cooperação das marcas.
Reunião durou 4 horas
A reunião era prevista para durar 2 horas, mas levou cerca de 4 horas. Ainda não há informações sobre como fica a posição de Ghosn no comando da aliança Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, mas o brasileiro permanece na presidência da Renault, da qual foi substituído interinamente por Thierry Bolloré.
Ghosn é acusado de não declarar mais de 5 bilhões de ienes (o equivalente a R$ 167,4 milhões) de seu pagamento como presidente da montadora. As fraudes fiscais ocorreram entre 2010 e 2015, diz a promotoria japonesa.

História do brasileiro

Brasileiro, natural de Porto Velho (RO), Ghosn foi presidente da montadora japonesa entre 2001 e 2017.
Ele deixou o cargo no ano passado para cuidar das parcerias com Renault e Mitsubishi, montadora que foi adquirida após passar por escândalos de fraude e na qual ele era membro do conselho.
Apesar disso permaneceu como presidente do conselho na Nissan. Um raro executivo estrangeiro no topo da carreira no Japão, Ghosn é bem visto por ter tirado a Nissan da beira da falência.
Saiba quem é e qual a trajetória de Carlos Ghosn  — Foto: Fernanda Garrafiel/G1



Nenhum comentário :

Postar um comentário