sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Força Federal chegou a 513 localidades no primeiro turno das Eleições 2018


No primeiro turno das eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais para 513 localidades, de 11 estados do país. São eles: Acre , Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.

A atuação das forças federais nas eleições é prevista no Código Eleitoral, e visa garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.  

Todos os requerimentos são analisados pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral e também podem ser concedidos, em caráter de urgência, pelo presidente do TSE, em decisão que deve ser levada, em um segundo momento, à apreciação do Plenário do Tribunal.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, que é o órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Além das 513 localidades que fizeram a solicitação, também foram enviados militares para dar apoio logístico à Justiça Eleitoral, durante o primeiro turno, para outros 93 locais situados em regiões longínquas e isoladas do país. Em todos eles, os militares atuaram levando equipamentos (urnas e outros materiais), sempre com a presença de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário :

Postar um comentário