sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Cidades do Seridó firmam acordo com Ministério Público para adequar lixões


Onze cidades da região Seridó potiguar firmaram acordo com os Ministérios Públicos do Rio Grande do Norte  e Federal, para buscar adequações nos lixões. No dia 25 de setembro, outros 11 municípios da região já tinham firmado o mesmo compromisso. A sessão de negociação aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. O encontro recebeu os representantes de Ipueira, Ouro Branco, Carnaúba dos Dantas, Santana do Matos, Florânia, Jucurutu, Santana do Seridó, Equador, Parelhas, Cruzeta e São José do Seridó.
   
Os acordos foram intermediados pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Publico estadual. A ação faz parte do projeto Lixo Negociado, que atua de forma integrada em busca de uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas.
   
A medida é um esforço conjunto para viabilizar uma solução provisória para os problemas decorrentes do acúmulo irregular de lixo. A ideia é atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.
   
Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida provisória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores.


Nenhum comentário :

Postar um comentário