segunda-feira, 20 de agosto de 2018

RN atinge 55% de cobertura das vacinas de poliomielite e sarampo

O Rio Grande do Norte atingiu 55,41% de cobertura da vacina contra a poliomielite e 55,16% da vacina contra o sarampo. No sábado (18) aconteceu o Dia D de vacinação e os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde.
A campanha para vacinar crianças entre 12 meses e menores de cinco anos começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 de agosto. A meta nacional é imunizar 95% das crianças. Até o momento, 51% do público-alvo recebeu a dose da vacina.
No Rio Grande do Norte, meta é vacinar 95% do público-alvo
Ao longo dos últimos três anos, os níveis de cobertura vacinal têm caído em todo o país. No Rio Grande do Norte, os níveis de 2018 foram os mais baixos desde o início do programa nacional de imunização. De acordo com u relatório do Ministério da Saúde, divulgado em junho deste ano, 21 cidades potiguares estão com alto risco de poliomielite. A doença, que é altamente contagiosa, pode causar sequelas graves para toda a vida e havia sido erradicada do Brasil em 1994.
“Esse é um movimento de todos, um trabalho de todos para proteger as nossas crianças. Pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil", enfatiza o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento, estão: Rondônia, com 85,03% para a pólio e 83,45% para o sarampo, seguido por Amapá com 76,15% pólio e 75,96% sarampo. Entre as coberturas mais baixam, destacam-se: Rio de Janeiro, com 29,49% do público-alvo vacinado para pólio e 31,33% para sarampo e Pará, que tem 33,60% pólio e 33,59% sarampo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário