sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Fóruns Municipais de Associações Rurais da Serra de Santana visitam Adutora Wilma Maria de Faria

Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto de 2018, os Fóruns Municipais de Associações Rurais da Serra de Santana/RN, participaram de uma visita de campo onde tiveram a oportunidade de conhecer parte do Sistema  da Adutora Wilma Maria de Faria,  que Abastece as comunidades da Serra de Santana.

Estiveram presentes: Representantes dos Fóruns de Tenente Laurentino Cruz/RN e Lagoa Nova, Sindicatos Rurais, CONISA, agricultores familiares, Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Assú, além de representantes do SEAPAC.

A visita teve como primeiro ponto de parada a Estação de Tratamento de Água (ETA)/Estação de Bombeamento nº 1 (EB1) - CAERN, onde os participantes conheceram de perto todo o processo inicial de filtragem e tratamento da água, além do bombeamento que é feito para atender as famílias da Serra de Santana.
Em seguida seguimos para os pontos de Captação dentro da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, onde foi possível tirar todas as dúvidas referentes ao processo de captação de água, e observar na prática o funcionamento do sistema.
Avaliamos que o ponto atual de captação da água que sobe para Serra de Santana já está se esgotando, com uma previsão de mais ou menos 30 dias, foi o momento de provocar a CAERN para se preparar o quanto antes com a mudança da bomba de captação para um segundo ponto, com profundidade maior.

Durante toda a visita contamos com apoio de técnicos especialistas da CAERN, que tiraram todas as dúvidas dos participantes, em especial os representantes dos Fóruns, que ficam na incumbência de retornar para os seus municípios, e passar para os demais membros o que foi observado de todo o sistema.

Ainda durante este dia, os participantes visitaram as Obras da Barragem da Oiticica, na Zona Rural do Município de Jucurutu/RN.

A visita foi assessorada pelos técnicos do SEAPAC, que contaram um pouco da história de resistência do Movimento dos Atingidos pelas Obras da Barragem, e mostraram de perto toda a obra social, fruto da luta coletiva das famílias, além da Obra física da Barragem.

A visita se estendeu ainda até a Comunidade Barra de Santana, onde os participantes puderam conhecer um pouco mais da história das famílias que incansavelmente lutam pelos seus direitos.

O momento serviu como exemplo, principalmente para os Fóruns de Associações, que iniciaram na Serra de Santana, a pouco mais de 01 ano, a luta pelo direito a água.

Foi sem dúvidas, um momento muito enriquecedor para todos os presentes.


Nenhum comentário :

Postar um comentário