quinta-feira, 19 de julho de 2018

Comissão aprova projeto que exige registro de publicações digitais de empresas jornalísticas

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que obriga jornais ou publicações periódicas digitais a se inscreverem no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Resultado de imagem para Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Afonso Motta (do Rio Grande do Sul), ao Projeto de Lei do suplente de deputado Maia Filho, do Piauí. O texto modifica a Lei dos Registros Públicos.

O projeto original obrigava a todos os veículos de comunicação digital realizarem o registro. Para o relator, “a abordagem inicialmente proposta alcançava indevidamente blogs, portais e canais de notícias pertencentes à pessoas físicas”. Ele acredita que deveriam ser abrangidos somente os conteúdos digitais de empresas jornalísticas e de radiodifusão.

Ainda segundo o relator, a obrigação do registro cartorial desses veículos de comunicação deve ajudar a coibir a divulgação de notícias falsas, fabricadas, e de fontes não confiáveis, em favor da segurança jurídica e da autenticidade dos conteúdos jornalísticos.

Pelo texto aprovado, os jornais ou publicações – impressos ou digitais – que não fizerem o registro, serão consideradas irregulares. Hoje, os jornais impressos não registrados são considerados clandestinos.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, também da Câmara dos deputados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário