sexta-feira, 1 de junho de 2018

História Hoje: Há 68 anos era criado pela ONU o dia Mundial da Criança

Depois da 2ª Guerra Mundial, muitos países da Europa e do Oriente Médio entraram em crise. Assim como a economia, a vida de idosos e crianças padecia de cuidados especiais. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs a ONU, Organização das Nações Unidas, que fosse criado um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Um dia para reflexão sobre os direitos da criançada.

É na infância que as janelas da alma se abrem para o novo, e o lúdico semeia o futuro. É na infância que os sonhos se alvoroçam em brincadeiras mil e que o amor floresce como flor a desabrochar na primavera. É na infância que o olhar se reflete em doces esperanças.
Parafraseando Nicolas Behr, a camada mais fértil da vida é a infância. E esta camada é expressa na poesia de Ruth Rocha:
Entre o mundo ideal - que assegura direitos - há o mundo real. E os números diariamente mostram essa dura e terrível realidade. Pesquisas e estatísticas revelam  que muito ainda precisa ser feito para que possamos oferecer melhores condições as crianças.
Sim, é preciso acabar imediatamente com o trabalho infantil, reverter o quadro dos que crescem e se desenvolvem em extrema pobreza.
Sim, é preciso investir na educação de base e mudar uma cultura de abusos sexuais.Porque ser criança é um direito. E toda criança tem o direito de ser acolhida, de brincar e ser feliz. Toda criança tem direito à vida e à liberdade. Toda criança tem direito de ser criança.
Muito mais do que uma questão de idade, ser criança é uma questão de ser. Por isso, no Dia Mundial da Criança, é preciso resgatar a criança que vive em cada um de nós: que não se prende a preconceitos, que não julga, que não oprime.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário